Publicidade
Entretenimento
Vida

Brasileira dá dicas em site de exercícios práticos que podem ser feitos em casa

Bia Affonso dá sugestões de treinos e exercícios que podem ser feitos em casa no Home Fit Home  19/09/2015 às 16:10
Show 1
Para Bia, saúde e boa forma não exigem sacrifício, mas disciplina. “Você deve perseverar e continuar a treinar”, diz
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Tem gente que se sente em casa quando está na academia, mas há também o inverso: gente que fica pouco à vontade no ambiente, ou não se adapta aos treinos, equipamentos ou instalações.

Beatriz Affonso é uma dessas pessoas: mesmo adepta de atividades físicas desde a adolescência, a brasileira não se deu bem com a academia na Austrália, para onde se mudou poucos anos atrás. A solução que encontrou para não deixar de se exercitar? Fazer os treinos em casa.

“Eu tinha uma boa noção sobre como me movimentar, comecei a pesquisar exercícios e diferentes formas de treinar em casa. E passei a criar minhas séries e treinar sozinha”, conta ela.

Beatriz hoje compartilha a experiência de treinar em casa em seu site, o Home Fit Home (http://homefithome.net), onde posta vídeos com dicas de exercícios e treinos que podem ser feitos em apartamento ou casa, utilizando pouco ou nenhum equipamento. Atualmente concluindo estudos em health coaching, personal training e pilates, ela elabora suas rotinas de exercícios inspirada em modalidades diversas, como musculação, pilates ou yoga.

“E combino de forma a trabalhar diferentes grupos musculares ao mesmo tempo, incluindo movimentos de explosão, o que aumenta a intensidade dos treinos e promove um aumento do condicionamento físico”, diz.

Pouco espaço

Beatriz – ou Bia, como ela se apresenta no Home Fit Home – cita como seus preferidos os exercícios de agachamento, burpee, flexão e barra. “Esses movimentos são portáteis e requerem pouquíssimo espaço e quase nenhum equipamento (no caso da barra, você deve usar uma dessas que prendem na porta)”, sugere ela.

Os exercícios, ela acresce, trabalham vários grupos musculares. “Com ênfase para o burpee, que trabalha o corpo todo de forma dinâmica e intensa, aumentando o ritmo cardíaco e, consequentemente, a perda de gordura”.

Por outro lado, Bia alerta que é preciso cuidados adicionais antes de fazer exercícios físicos sem um profissional ao lado.

“Sugiro avaliação médica, pesquisa na Internet e prática de exercícios que envolvam somente o peso do corpo. Como eu sempre escrevo no site, respeite o seu corpo. Pare e descanse se preciso. É melhor realizar os movimentos de forma correta e devagar do que correr e fazer tudo errado”, orienta.

Unindo paixão e hobby no site, Bia conquistou um público cativo de internautas que seguem seus posts, mandam mensagens com dúvidas e perguntas sobre sua rotina, e incentivam a brasileira a continuar com o projeto.

A atenção é recíproca, e garante o sucesso da iniciativa. “Eu simplesmente adoro os meus seguidores, de verdade”, declara a brasileira. “Sem eles o Home Fit Home não estaria crescendo tão rápido”.

Publicidade
Publicidade