Publicidade
Entretenimento
Vida

Brasileira mostra encantos de Paris para turistas

Marina Nunes oferece assessoria exclusiva e personalizada para quem quer conhecer o melhor de Paris, dos museus aos mais badalados centros de compra 24/08/2015 às 12:13
Show 1
O roteiro inclui os principais pontos turísticos, restaurantes e lojas de Paris, mas Marina também costuma esticar o passeio até os arredores da Cidade Luz,
rosiel mendonça ---

Conhecer a gastronomia, beber os melhores vinhos e fazer boas compras estão entre as preferências de milhares de turistas brasileiros que visitam Paris, na França, todos os anos. A cidade é uma festa, já diria o escritor Ernest Hemingway, e ser recebido por uma anfitriã que conhece os quatro cantos da capital francesa é o sonho de todo e qualquer visitante.

A paraense Marina Nunes assumiu esse papel há mais de dez anos, desde que se mudou de Manaus, cidade onde morava, para lá. Ela oferece assessoria exclusiva e personalizada para quem quer conhecer o melhor de Paris, dos museus aos mais badalados centros de compra.

E há opções para todos os gostos e bolsos, ela garante. “Em geral, minha assessoria é de oito horas. Pego o turista às 10h no hotel e andamos o dia inteiro, mas a convivência fica tão boa que muitas vezes esquecemos o horário”, explica Marina Nunes.

Dicas

O roteiro inclui os principais pontos turísticos, restaurantes e lojas de Paris, mas Marina também costuma esticar o passeio até os arredores da Cidade Luz, como Versalhes, o Vale do Loire ou Giverny, onde fica a casa de Monet.

Dicas valiosas de como usar o metrô, onde conseguir descontos, como receber o reembolso de impostos (détaxe) e palavras básicas do idioma estão entre as vantagens do pacote. “Um acompanhamento é muito importante quando o turista não conhece o idioma ou a cidade, senão ele perde tempo e é roubado (em todos os sentidos). Cuido dos meus clientes com um mega carinho, afinal de contas ele está longe da família, do País dele, e não me custa nada fazer ele se sentir em casa”, disse.

“Tenho clientes no Brasil inteiro, de Ji-Paraná a Porto Alegre, inclusive muitos famosos. Meu contato de ouro em Manaus é a Regiatur. Graças a Deus eles fazem a minha propaganda e chegam a dizer que ir a Paris e não ver Marina Nunes é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa”, conta ela, que refuta a alcunha de guia e prefere ser chamada de “conseiller”.

Personalidade

Marina Nunes é uma unanimidade entre os amigos, que destacam o brilho próprio e a determinação da paraense com raízes em Manaus. Formada na primeira turma de Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ela não se demorou muito na área e passou a atuar como agente de turismo, atendendo grandes homens de negócio, do showbiz e da moda.

“Paris sempre esteve presente na minha vida. Comecei a vir com frequência no final dos anos 80, quando já morava no Rio de Janeiro. Foi amor à primeira vista, mas passei a residir em 2002, quando conheci meu marido Guy Hautefeuille e me mudei para a França com uma vida de meio século reduzida em duas malas”, lembra ela sobre sua outra paixão fulminante, que já dura 13 anos.

Prestes a receber a nacionalidade francesa, hoje Marina divide o tempo entre as assessorias particulares e as aulas de inglês e de conversação em francês. O importante é não parar de estudar, ressalta a “conseiller”.

“Depois pretendo fazer História da Arte na Sorbonne porque é um assunto que adoro. Chego a ser perfeccionista, me dedico muito em tudo que faço. Não gosto de vacilar, mas encaro a vida sempre com otimismo e alto astral. Gosto de saber que as pessoas têm prazer em estar perto de mim”, finalizou.

Portas abertas

A brasileira Marina Nunes diz que o parisiense adora os brasileiros. A relação se fortaleceu após o Ano do Brasil na França, comemorado em 2005 com uma série de atividades culturais e de intercâmbio entre os dois países. Desde então, os turistas brasileiros vêm turbinando o fluxo de visitantes da Cidade Luz.

Além disso, segundo a “conseiller”, a cidade possui opções de roteiros turísticos para todos gostos e bolsos. Com uma boa orientação profissional é possível desfrutar da melhor maneira da viagem.

Publicidade
Publicidade