Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
Vida

Brasileiro pinta personagens famosos em moedas

Andre Levy dispensa o uso de telas ou papel na hora de criar seus trabalhos e opta por uma superfície bem mais curiosa: a das moedas



1.jpg Lupas e pinceis bem finos estão entre os objetos utilizados pelo designer
08/10/2013 às 09:07

O que começou apenas como um projeto no Instagram, assinado pelo designer brasileiro Andre Levy, representa, hoje, uma nova abordagem no conceito das artes-plásticas. Isso porque o artista dispensa o uso de telas ou papel na hora de criar seus trabalhos e opta por uma superfície bem mais, digamos, curiosa: a das moedas. É nela que Levy retrata personagens como Capitão América, Mulher-Gato e Wolverine, entre outros da cultura pop. O resultado pode ser conferido na página “Tales You Lose” (“Contos que Você Perde”, em uma tradução livre), no Facebook.

A ideia para o projeto surgiu “num impulso”, nas palavras do designer, quando o mesmo observou que estava acumulando alguns trocados esquecidos nos bolsos em viagens. “Não sou colecionador, e já que não podia gastar esse dinheiro, acabei achando no valor estético um motivo para mantê-las comigo”, comentou Levy, que reside atualmente em Frankfurt, na Alemanha. “Pensando em como algumas estátuas antigas perderam suas cores mantendo apenas a beleza nas formas, comecei a imaginar se algo além da tinta se perdia nesse processo. Como uma experiência, resolvi trazer cores a esculturas que não foram concebidas para tal, e o material que tinha a meu alcance era a moeda”, acrescentou.

Segundo o artista, a escolha de figuras do universo pop para dar “personalidade” aos itens fez com que o público se identificasse com o seu trabalho. “Esses personagens trazem uma carga narrativa muito forte. Estamos cercados por eles o tempo todo, nos filmes, na música e até nas revistas de fofoca. Essas figuras são nossa fuga da realidade, nossas fantasias, e o dinheiro representa exatamente o oposto: o real, o cotidiano”, explicou. De acordo com ele, as pessoas vêem mais significado nas coisas do dia a dia quando enxergam, nelas, um pouco de fantasia.

MATERIAIS

Para reproduzir com perfeição os personagens em uma superfície tão pequena, o designer se utiliza de uma lupa e pinceis bem finos na hora de colorir. “Cada moeda leva de um dia a algumas semanas para ficar pronta, dependendo do nível de detalhes e número de cores. Isso porque o processo de secagem é muito lento, podendo levar até 4 horas para cada camada de cor”, esclareceu Levy, que realizou os seus primeiros testes em Reais e Libras Esterlinas, passando, então, para Euros e moedas mais antigas, que achava em mercados de pulgas ou ganhava de amigos. “Minhas favoritas são as turcas, espanholas e qualquer uma com a Rainha Elizabeth II”, completou.

COMPRA

Apesar do sucesso que “Tales You Lose” vem fazendo no Facebook, os fãs do trabalho de Andre Levy terão que se contentar em admirar as moedas personalizadas apenas pela tela de seus computadores e smartphones. “Como o projeto não é comercial, as peças já produzidas e postadas não estão à venda”, revelou. No entanto, o artista diz que, eventualmente, cria algumas moedas comissionadas. “Desde que elas sejam adequadas ao conceito do projeto e dependendo da minha disponibilidade”, ponderou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.