Domingo, 05 de Julho de 2020
TV BRASIL

'Bumbabys': animação de Parintins vai ao ar em rede nacional

Obra é assinada pelos artistas parintinenses Ronan Marinho e Adriano Aguiar e também deve virar um DVD, batizado de 'Festa na Floresta'



bumbabys_CF526F1B-A885-469B-B1EC-C1EE9189ED12.jpg
02/02/2020 às 14:55

A história da cultura popular, com uma mensagem de preservação da natureza. É esse o objetivo da animação parintinense “Bumbabys”, que pretende ganhar o Brasil neste primeiro semestre. Composta por dez clipes musicais, a obra será exibida em rede nacional, no programa “Fora de Órbita” da rede de televisão pública TV Brasil.

Os bois Caprichoso e Garantido são as referências da animação, que conta com dois protagonistas nas cores preta e branca interagindo com personagens amazônicos que fazem parte do folclore brasileiro (como Curupira, Yara, Cobra Grande e Bicho Folharal) e itens do Festival de Parintins (como a vaqueirada). O artista Ronan Marinho é o desenvolvedor do projeto, em parceria com o compositor Adriano Aguiar.



“Criei o ‘Bumbabys’ em fevereiro de 2018. No início, era uma sátira à rivalidade dos bois de Parintins, com pequenos ‘sketches’ de 30 segundos a um minuto. Depois, convidei o Adriano para fazer parte do projeto. Como ele é um cara cheio de ideias, logo fomos trocando figurinhas, até delimitar mais a proposta, agora direcionada para o público infantil”, pontua Ronan.

Atualmente, os episódios são exibidos no canal do Youtube que leva o mesmo nome da animação. Ronan explica que o produtor e diretor do “Fora de Órbita”, Welder Alves, foi quem apresentou a proposta à equipe da TV Brasil. “Para nossa felicidade, todos se encantaram. Daí o convite da matéria [sobre o “Bumbabys”] foi feito juntamente com o contrato [para exibição em rede]”, ressalta.

Segundo o artista, ainda não houve confirmação da data em que os clipes serão exibidos nacionalmente, mas a previsão é que aconteça ainda neste semestre. “Não vai demorar. Na décima segunda edição do programa, eles exibirão a matéria e os episódios”, detalha.

Cultura Popular

Antes do convite de Ronan, Adriano Aguiar comenta que pretendia desenvolver um CD infantil, utilizando temática do folclore e discurso em prol do meio-ambiente. À época, Ronan já possuía as sátiras. Por isso, em conjunto, chegaram ao denominador comum: o “Bumbabys”. “Enquanto eu estava no estúdio, ele corria para produzir os clipes”, salienta, deixando claro que outros artistas também participam da equipe do projeto.

Além da exibição em rede nacional, o “Bumbabys” deve virar DVD, sob o nome “Festa na Floresta”. “Pretendemos lançar o primeiro volume do projeto em março, com uma tiragem de mil DVD’s. A ideia é despertar patrocinadores para apoiar o volume 2, ao mesmo tempo em que passamos a mensagem para as crianças conhecerem desde cedo o folclore brasileiro”, salienta.

Assista: Festa das Cores

 

Ficha técnica

Criação: Ronan Marinho

Produção executiva: Ronan Marinho e Adriano Aguiar

Direção, roteiro, direção de arte e animação: Ronan Marinho

Direção Musical: Adriano Aguiar

Produção Musical: Adriano Aguiar e Raurison Nascimento

Intérprete: Sidney Rezende

Compositores: Adriano Aguiar e Yuri Góes

Coordenador de coral infantil: Cícero Antônio

Crianças/ Coral infantil: Andressa Aguiar, Ana Sofia, Ana Beatriz Veloso, Yannael Zenyni, Mainlka Thayná, Málika Yasmin.

Crianças/ Clipe Dança dos bichos: Victor Hugo Farias, Andressa Aguiar, Ana Clara, Arthur Baranda, Ana Luiza, Lavínia Mendonça, Ísis Maria, Yannael Zenyni, Mainlka Thayná, Málika Yasmin.

Coordenação Social: Vanessa Aguiar

Gravação/ Mixagem e Masterização: Studio RN

Filmagens: Victor Nascimento (Studio Victor Edition)

Cenários e design dos personagens: Ronan Marinho

Assistentes de gravação: Giovanna Mendonça / Vanessa Aguiar / Yuri Góes / Leon Medeiros/Moisés Colares. Com a participação de Ana Flávia Ramos de Souza

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.