Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Bumbás Caprichoso e Garantido dão início à temporada bovina com megashow em Manaus

Os bois rivais uniram forças e vão realizar os seus ensaios juntos, na Casa dos Bumbás, localizada na Zona Norte da capital amazonense. Apresentações ocorrem todos os sábado, até fim de junho


12/04/2015 às 15:06

Os movimentos Amigos do Garantido  (MAG) e Marujada  iniciaram oficialmente a temporada de ensaios 2015 dos bumbás Garantido e Caprichoso, em Manaus, no último sábado (11). Neste ano, os rivais uniram forças e vão realizar os seus ensaios juntos, na Casa dos Bumbás (antiga Casa de Show Charriot), no bairro Cidade Nova, na Zona Norte da capital, todos os sábado até o dia 20 de junho. De acordo com os bois, a ideia veio para fortalecer a cultura do Boi Bumbá de Parintins que vem enfraquecendo  na capital nos últimos  anos. 

No primeiro curral do ano, a Casa dos Bumbás ficou tomada pelas cores vermelho e azul, que juntas, celebraram a cultura popular. A festa foi conduzida pelos irmãos Júnior Paulain (Amo do Boi do Caprichoso) e Israel Paulain (Apresentador do Garantido), que tiraram a galera do chão, com as toadas temas deste ano. Itens oficiais das nações azualada e encarnada, a porta-estandarte do Caprichoso, Jéssica Tavares, e a  Rainha do Folclore do Garantido, Isabele Nogueira, também embelezaram a festa.

A historiadora Lina Fernandes aprovou a proposta. "Isso é  legal porque dá para encontrarmos os amigos, aprender as toadas e as coreografias com todo mundo junto. É uma forma de resgatar o Boi Bumba aqui em Manaus", disse ela que torce para o Touro Negro e que frequentava o bar do boi todos os anos. 


publicidade

A estudante Isabely Mayara Honorato,  22,  que é  encarnada de coração, disse que o evento é importante para quem gosta de Bumbá e porque aguça  a curiosidade do público para o que  vai ser apresentado na arena pelos Bois, no Festival de Parintins, em junho. "Venho aos ensaios  desde o ano passado e sempre trago minhas amigas.  E sendo com os dois bois no mesmo lugar é legal porque podemos fazer amizades com o pessoal do contrário também",  destacou ela que acredita que a rivalidade deve acontecer apenas dentro da Arena. 

O vice-presidente do Garantido, Fábio Cardoso,  que esteve presente na festa de abertura da temporada de ensaios, disse que o festival tem muito a comemorar.  "Esse ano comemoramos 50 anos de apresentações e isso tem uma simbologia muito importante. Nada mais justo que unir às duas nações em um mesmo espaço para divulgar o Festival aqui em Manaus e arrastar mais brincantes para Parintins", afirmou Cardoso, acrescentando que o vermelho vem renovado. 


Membro do MAG e da Comissão de arte do Garantido, Mencius Melo, também destacou a economia de custos que os movimentos tiveram com essa união.  "Tivemos redução de repasses e diante da crise que o país vem passando, a melhor forma de realizar essa divulgação  é  unindo os dois bois,  no mesmo lugar.  Afinal, é  um evento para a família amazonense",  pontuou. 

Já o presidente do movimento Marujada,  do azul e branco, Carlos Nery, afirmou que durante os próximos três meses, a população vai ter mais uma opção de lazer na capital. "Todos os sábados os dois bois vão dividir o palco aqui na Casa dos Bumbás. Essa foi a melhor forma que as duas diretorias encontraram para resgatar o público que vinha se perdendo", disse. Segundo ele, a expectativa é que a cada fim de semana cerca de 6 mil pessoas compareçam aos ensaios. Os ingressos custam apenas $10.

publicidade
publicidade
Batucada será homenageada neste sábado (27) no Curral do Boi Garantido
Fast e Manaus fazem primeira partida da decisão do Campeonato Amazonense 2019
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.