Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Vida

Bumbás de Manaus se apresentam neste sábado no 59º Festival Folclórico do Amazonas

O bumbá que ficar em último colocado na disputa será rebaixado para a modalidade Bumbá Master B, que este ano teve o Bumbá Carinhoso como campeão



1.jpg
Boi Bumbá Brilhante é o segundo a se apresentar na noite deste sábado (11)
09/07/2015 às 17:41

Neste sábado (11), haverá uma novidade na história do 59º Festival Folclórico do Amazonas, já que pela primeira vez os Bumbás da categoria Master A Garanhão, Corre Campo e Brilhante se apresentarão em uma única noite, transformando a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia em um verdadeiro encontro de tribos, lendas e rituais.

As apresentações acontecerão a partir das 20h, e a previsão é de que encerrem às 2h30 do domingo (12). O 59º Festival Folclórico do Amazonas é uma promoção do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus / Manauscult.

“Esta é uma inovação para abrilhantar o Festival Folclórico do Amazonas, que está em um formato cada vez mais profissional. Prova disso é a participação do público, que vem lotando a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia diariamente. Somente na abertura, 20 mil pessoas assistiram as apresentações”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

Cada boi vai apresentar duas alegorias, que têm em média 20 metros de comprimento e 12 metros de altura. O bumbá que ficar em último colocado na disputa será rebaixado para a modalidade Bumbá Master B, que este ano teve o Bumbá Carinhoso como campeão. Com isso, o Carinhoso está automaticamente classificado para a categoria Master A, em 2016.

Bumbás

O atual campeão da catergoria Master A, o bumbá “Brilhante”, vai se apresentar com o tema “Encantarias Xamânicas”, onde vai mostrar os principais segredos dos rituais dos pajés das tribos do Amazonas. Ao todo, 620 brincantes mostrarão essas lendas, além do “Auto do Boi” e tradições indígenas.

Já o bumbá “Garanhão” vai transformar a arena do Centro Cultural Povos da Amazônia em uma verdadeira tribo, apresentando os costumes e tradições dos índios amazônicos. “Nossas alegorias e cenários transportarão o público para a mata e floresta, mostrando de maneira fiel a rotina dos verdadeiros donos desta terra”, afirmou o presidente do Garanhão, Ivo Morais.

O Corre Campo vai apresentar o tema “Divina Natureza” e levará 900 brincantes para a arena. A apresentação contará com duas alegorias, medindo em média 25 metros de  comprimento e 12 metros de altura.

Apresentações

Por ordem de apresentação, o boi Corre Campo é o primeiro a defender o prêmio das 20h às 22h. Em seguida, o Boi Brilhante entra na arena às 22h15 e encerra sua apresentação às 00h15.

Por fim, o boi bumbá Garanhão fecha a noite de apresentações das 0h30 até as 2h30.

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.