Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020
Bumbás digitais

Com Festival adiado, Caprichoso e Garantido promovem entretenimento digital para torcedores

Azul e vermelho realizam programas online para matar a saudade do Festival durante o mês de junho



show_1_BFD285F2-6EAA-40F9-8FE6-72407F10648E.jpg Foto: DIvulgação
17/06/2020 às 18:41

Além da tradicional festa de São João, no Amazonas, junho também é marcado como o mês da magia na Ilha encantada, onde no último fim de semana do mês reúne a rivalidade entre os bois Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho) e transforma Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) no palco de um verdadeiro espetáculo de cores, música, dança, costumes e rituais.

Em face da pandemia do novo coronavírus, após 54 anos de realização do Festival Folclórico de Parintins, pela primeira vez, a Ilha Tupinambarana está silenciada e a 55ª edição do Festival Folclórico de Parintins se tornou inviável para ser realizada na data prevista. 



Com isso, enquanto cumprem as recomendações nesse momento de distanciamento social, os bois Caprichoso e Garantindo, com suas artes audaciosas e resistentes vibram a esperança, e continuam levando alegria, encanto e paixão - mesmo que por meio das redes sociais - para os torcedores matarem um pouco a saudade do que é viver um dos maiores espetáculos a céu aberto. 

Caprichoso

Para a torcida azul e branca vibrar e se emocionar, a Agremiação Folclórica Boi-Bumbá Caprichoso criou alguns canais para estreitar os laços com o  seu público durante a pandemia, os quais continuam a todo vapor para manter o vínculo fortalecido. Uma das novidades é que o Boi Caprichoso está com todos os seus CDs - desde 1988 - em todas as plataformas de streaming,  inclusive com o álbum “Terra nosso corpo nosso espírito”.

Outra forma dos torcedores se manterem em interação com o bumbá azul é por meio do projeto Fit Boi, promovido pela rainha do folclore, Cleise Simas, onde o item e outros dançarinos realizam a publicação de coreografias atuais e antigas no Instagram (@cleisesimas), YouTube e Facebook. O Corpo de Dança Caprichoso também tem disponibilizado vídeos do “passo a passo” das coreografias.

Além disso, a agremiação também realiza diariamente o programa Minuto Caprichoso, o qual tem o objetivo de manter o torcedor informado das ações que o Boi está promovendo e planejando. 

O formato também conta com podcasts - disponíveis todas sextas-feiras nas plataformas Spotify e Deezer - os quais recebem algumas personalidades fundamentais na produção do espetáculo, como o presidente do Conselho de Artes, Ericky Nakanome e o compositor Ronaldo Barbosa. Em breve, mais uma novidade está a caminho: a TV Caprichoso, que está em fase de finalização, e deve acontecer aos sábados.

Live solidária

No próximo sábado (20), às 21h, o bumbá azul realizará uma live solidária para a galera manter acesa essa chama da paixão pelo boi e ainda poder praticar uma boa ação: será um momento para se divertir e também  ter a oportunidade de auxiliar os artistas afetados pela pandemia com doações por meio de recursos financeiros ou alimentos não perecíveis. Na live anterior, realizada no dia 1º de maio, o Boi arrecadou 20 toneladas de alimentos. As lives são exibidas no canal Oficial do Boi Caprichoso no YouTube.


Garantido

O Boi da Baixa do São José mantém a tradição e reafirma o compromisso de continuar levando alegria, diversão e muita batucada para os torcedores encarnados.  A partir do próximo sábado (20), serão realizadas lives através do Programa do Boi Garantido "Somos o Povo da Floresta", com reportagens, documentários e entrevistas uma vez por semana, transmitida no canal oficial no YouTube. Além dessa programação, na próxima quarta-feira (24), acontecerá uma live em homenagem ao dia da promessa a São João. Todas as transmissões ao vivo serão pelo canal oficial do Boi Garantido no YouTube.

No canal oficial do Boi Garantido no YouTube, a galera pode acessar lives da Banda Curumins da Baixa e também a live do apresentador Israel Paulain em seu canal no YouTube. Nessas apresentações, dois itens do Boi – Adriano Paketá (Pajé) e Edilene Tavares (Porta Estandarte) dançam coreografias de várias edições do Festival.

No canal do Boi no YouTube, o grupo de dança Garantido Show de Parintins, também fez vídeos com as coreografias específicas de alguns anos as quais os torcedores podem acompanhar e relembrar momentos marcantes do espetáculo.

A grande maioria dos álbuns do boi Garantido também está disponível nas mídias sociais digitais (Spotify, Deezer) com sua discografia completa, onde estão arquivos de fitas cassetes, vinil, CDs, DVDs e álbuns especiais. Os álbuns oficiais são de 1989 até o ano vigente, sendo que nos álbuns especiais se encontram toadas de todas as décadas.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.