Sábado, 25 de Maio de 2019
ARTES CÊNICAS

Cacompanhia de Artes comemora 2 anos com programação para esta semana

Com apresentações dias 11 e 12 de abril, Cia reúne profissionais pesquisadores da palhaçaria no Amazonas



espet_culo_D88E2093-558F-432D-A5BC-DDF03D79CD23.JPG
Cacompanhia apresentará “O Palhaço de La Mancha” nesta quinta-feira (11) no Largo São Sebastião. Foto: Divulgação
09/04/2019 às 09:01

Para comemorar a seleção do espetáculo de teatro de rua “O Palhaço de La Mancha” no 3º Festival Nacional de Teatro de Passos, em Minas Gerais, onde representará o Amazonas, e celebrar dois anos de atuação em Manaus, a Cacompanhia de Artes Cênicas realiza programação especial esta semana.

Nesta quinta-feira (11),  “O Palhaço de La Mancha”, que conta com direção e dramaturgia de Jean Palladino, com o próprio diretor no elenco, junto aos artistas Klindson Cruz, Fernanda Seixas e Yago Reis, terá apresentação gratuita em Manaus, às 17h, no Largo São Sebastião, Centro.

Já na sexta (12), às 19h, no Centro Cultural Usina Chaminé (na Avenida Lourenço da Silva Braga, s/nº, Centro), a Companhia realiza a segunda edição do Caconvida, evento que reúne pesquisadores da arte clownesca.

A mostra contará com o espetáculo “Balões”. No universo do palhaço Caco, entre objetos domésticos e roupas, o palhaço vivencia histórias e situações na fronteira entre poesia e comicidade. Quantos balões são necessários para voar? Esta é a remontagem do solo que estreou sua primeira versão em Maio de 2015 e retorna em uma nova roupagem. O elenco é composto por Jean Palladino, que assina a dramaturgia e a direção, com interlocução de Klindson Cruz, Richard Harts e Ana Oliveira.

Atuação

A Cacompanhia atua na cidade de Manaus desde março de 2017, partindo de uma pesquisa que busca a imersão dos palhaços em ambientes comuns da cidade de Manaus. Em dois anos de existência, o grupo resiste num espaço cada vez mais difícil para a produção cultural amazonense.

“O teatro em toda a sua história acaba renascendo sempre de onde ele surgiu, a rua. Há dois anos estreamos o espetáculo ‘Clowntidiano’ na feira da Eduardo Ribeiro, no Centro, e chegamos à zona rural da cidade com apresentações onde a produção teatral dificilmente alcança”, afirma Jean Palladino.


Ator Jean Palladino (à esquerda) e os produtores Felipe Maya Jatobá e Vitor Figueiredo do projeto Caconvida

A companhia foi contemplada em 2017 pelo edital municipal Prêmio Conexões Culturais pelo projeto “Clowntidiano Para Além do Urbano” que levou ao todo 10 apresentações para escolas na AM-010 e BR-174.

O Caconvida conta com produção de Vitor Figueiredo e Felipe Maya Jatobá e tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas, além de proporcionar ao público maior conhecimento sobre a pesquisa em si, promove o intercâmbio entre os profissionais envolvidos com produção cultural e empresários.

“Convidamos artistas, produtores e empresários para compartilharmos as ações que a Cacompanhia de Artes Cênicas promoverá durante todo o ano, buscando integrá-los na base de investimento nas ações que serão realizadas. É um ótimo momento para apresentarmos também ao público que o trabalho desenvolvido tem consistência e atinge a todos de forma democrática”, afirma o produtor Felipe Maya Jatobá, criador do Caconvida.

O turismólogo e produtor Vitor Figueiredo afirma que as artes cênicas como potencial turístico agregam valor econômico, cultural e artístico como parte da experiência turística. “Minha atuação na Cacompanhia de Artes Cênicas é trazer outras referências da produção cultural por meio de visão estratégica na difusão das artes em torno de toda a cidade, bem como os pontos de efervescência produtiva”.

Serviço

O que é: apresentação do espetáculo “O Palhaço de La Mancha”

Quando: quinta-feira (11), às 17h

Onde: Largo de São Sebastião, Centro

Quanto: gratuito

 

O que é: projeto Caconvida com apresentação do espetáculo “Balões”

Quando: sexta-feira (12), às 19h

Onde: Centro Cultural Usina Chaminé, Avenida Lourenço da Silva Braga, s/nº, Centro

Quanto: Gratuito


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.