Domingo, 21 de Julho de 2019
Vida

Cães e gatos na onda da alimentação natural

Assim como os humanos, alguns cães e gatos já têm opções de alimentos naturais, com a inserção de legumes e sem ser prensados no formato de ração tradicional



1.jpg É necessário, ter toda a atenção com o que o cão ou gato realmente precisa. O veterinário Silas Monteiro, orienta os donos balancear a ração e os legumes
05/03/2016 às 11:12

Nós amamos tanto nossos animais de estimação que queremos que eles vivam conforme nossos hábitos, não é mesmo? Incluindo os alimentares. Agora, assim como os humanos, alguns cães e gatos já têm opções de alimentos mais naturais, com a inserção de legumes e sem ser prensados naquele formato de ração tradicional. E já existem donos cada vez mais preocupados e conscientes de que os bichinhos devem comer coisas saudáveis.

E quando se pensa em tirar qualquer nutriente de origem animal da alimentação dos cães e gatos? Eles poderiam ser veganos, como muitos de nós? “Não é bom retirar totalmente as proteínas, porque as enzimas digestivas são apropriadas para o tipo de proteína animal. Logo será anti-nutricional dar alimentos isentos de proteína. Isto causaria a engorda do animal, devido ao acúmulo de subprodutos do consumo de carboidratos, sem que se atenda às necessidades protéicas”, assegura o veterinário Silas Monteiro.

É necessário, porém, ter toda a atenção com o que o cão ou gato realmente precisa. Conforme o veterinário, os nutrientes essenciais para cães e gatos são duas proteínas (carne e frango), vitaminas e sais minerais. “Os legumes transformados até são bons, porém o trato digestório dos cães é essencialmente carnívoro. Ou seja, legumes não são plenamente aproveitados e são expelidos quase na íntegra”, enfatiza ele. 

Tomar cautela com as rações vegetarianas envolve muito mais do que a adequação ao organismo do animal “Não acho interessante esse tipo de ração, pois os valores protéicos podem estar abaixo do ideal, e o valor energético acima do previsto”, declara.

Por sua vez, proteína de origem animal em excesso pode causar alguns problemas. “O certo é fornecer uma ração balanceada, bem como os legumes... se forem dados em excesso, pioram a digestão. Certos vegetais, como cebola e alho são proibidos. Ressalta-se que a capacidade volumétrica do estômago é quem define o quanto de comida o animal vai ingerir numa refeição”, finaliza Silas. 

‘Natureba’

Comida vegetariana  para os animais a gente encontra pelo Brasil afora; já a vegana específica para os pets, a gente ainda não vê, mas há outra alternativa às rações: a comida natural para cães e gatos, que é desidratada e cozida a vapor. Se você abrir a latinha, não vai ver um molho ou algo do tipo, mas sim um risoto com pedaçoes de brócolis, inhame e batata, pedaços de carne e outros vegetais.

“Há também as rações hipercalóricas, uma comida própria para cães em treinamento com uma alimentação mais direcionada”, coloca Alcindo Hayden, fornecedor da empresa Pet Delícia em Manaus. A diferença é que a comidinha natural substitui uma ração seca, ou uma alimentação úmida. “É mais prática, suja menos. Não precisa cozinhar, só servir”, destaca.

Já para gatos, o alimento vem quase do mesmo jeito, diferente apenas por conta dos nutrientes que precisam dar mais atenção à pelagem do gato, que, segundo ele, é mais sensível do que de cachorro. “A pelagem dos gatos é muito mais propensa à doenças de pele como dermatite.

Na comida dos gatos há muita beterraba, que auxilia nos cuidados e fortalecimento dessa pelagem do animal. É também desidratada como a dos cães e cozida. Para os cães, existem os sabores carne, cassarola, a hipercalórica; de frango temos a jardineira de frango, frango com maçãs. Para os gatos, existe o picadinho de carne e a ‘maravilha’ de frango”, pondera Hayden.

Destaque

O vegetaria-nismo pode ser adotado por razões diversas, já o veganismo não é só uma opção alimentar, tem como foco  a questão de luta pela não- exploração do animal. O vegan não consome nenhum produto de origem animal, como leite e ovos.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.