Publicidade
Entretenimento
Pets

Conheça opções variadas para a casa e a cama dos cachorros

Cães precisam de um espaço deles no lar dos humanos. Camas, tendas, arquitetura moderna e até trailer estão disponíveis 16/07/2016 às 19:48
Show pet trailers feeldesain 02
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Aproximadamente 44% dos lares brasileiros tem um cãozinho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, como qualquer membro da família, eles também precisam ter o espaço deles. Seja dentro ou fora de casa, há várias opções aconchegantes.

Diferente do canil, que tem outra finalidade e orientações técnicas, a casa do cachorro é um lugar individual e varia conforme o porte do animal. “É importante que eles se sintam confortáveis e seguros. Ela deve ser mantida em um lugar em silêncio para o melhor descanso do animal”, fala o veterinário Romero Miranda.

É desnecessário a casa do cachorro ser grande, de acordo com a arquiteta Renata Scherer. Essencial é ter um tamanho capaz de deixá-lo dar uma volta de 360 graus volta no próprio eixo e que ele possa ficar em pé e, nessa posição, ainda tenha uma área livre de 10 centímetros de altura. “Bastar ter um acesso, ou seja, uma portinha. É adequado ela ficar mais ao lado e não central porque o animal gosta de se esconder”, explica. A cama também deve ser de um tamanho confortável para o animal.

No caso da casinha na área externa, é recomendável ela ser posicionada no sentido norte-sul para evitar o sol e estar elevada entre 15 a 20 cm do chão para evitar a entrada da água da chuva.


Cama anti-mordida
Conhecida como cama elevada, ela possui uma estrutura de alumínio anodizado e tecido de Nylon Ultra – anti-cavação. O material é resistente e duradouro. “Ela é ideal para cães grandes e calorentos, como os da raça Golden Retriver ou Labrador”, explica a especialista em pets Karen Neves do Pet Shop Zen Animal. Essa é a Cama Suspensa Buddy, da Buddy Toys. 


Sustentável
A cama do animal também pode ser pensada com materiais reaproveitáveis, como pallets. A empresa amazonense De Paletes faz esta opção com tamanhos e design personalizados, conforme a necessidade do bicho.


Tendas
Essa é uma opção bem prática e mais barata para quem quer manter animal dentro de casa ou em uma área coberta: as tendas. Além disso, elas têm a facilidade de serem remanejadas de lugar. A atenção é em deixá-la em um lugar mais elevado com relação ao chão. “A cama elevada colabora para a saúde do pet, ajudando a prevenir calos e dores na articulação”, diz Karen Neves.


Arquitetura moderna
A casinha de cachorro também pode integrar o projeto arquitetônico da residência. “De alvenaria é mais prático para limpar e tem maior durabilidade, vai tudo vai depender como a pessoa quer e suas necessidades. Sempre é bom procurar um profissional de arquitetura antes da escolha”, diz Renata Scherer.


Parte da decoração
Sim,o cantinho do cachorro pode fazer parte do projeto de decoração. Já há opções no mercado de móveis e outros objetos desenhados com um espaço para o animal de estimação. Entre os mais comuns estão a cama de casal com uma caminha na borda e os criado- mudos com a caminha. Essas e algumas outras ideias podem ser conferidas no site Pinterest (br.pinterest.com).


Madeira
Material popular quando o assunto é cães, a casa de madeira continua como uma boa opção para ser o canto do animal. “Pode ser em madeiras nobres, mais firmes e resistentes como ipê, peroba e madeira de demolição”, destaca Renata Scherer. “Para o nosso clima só não é recomendável usar a casa de vidro devido ao calor”.


Trailer dog
Uma das opções que mais tem chamado a atenção pela internet é o trailer para animais, especialmente pela mobilidade que proporciona. Uma das pioneiras é a Starght Line Designs, no Canadá. A empresa criou uma linha chamada Pet Trailers com sete modelos para quem quiser comprar. Está no www.straightlinedesigns.com.

Publicidade
Publicidade