Domingo, 17 de Janeiro de 2021
ROTEIRO

Café com arte e história no coração de Manaus

Conheça os lugares mais charmosos da cidade para degustar um bom café enquanto aprecia a arte e a história do lugar



show_1_4B7C54BE-4217-446E-B33C-A1AFC0F0EE5F.jpg Fotos: Divulgação
04/12/2020 às 16:17

Enraizado na nossa cultura, o café é uma referência da agricultura nacional, além de ser um produto brasileiro reconhecido internacionalmente. É comum, por exemplo, ao final de uma refeição, em família ou a negócios, que seja oferecido um cafezinho que “acabou de ser passado”. 

Em Manaus, essa experiência pode ser elevada a outros patamares quando associada a locais históricos e centros culturais. Listamos a seguir os cinco lugares mais charmosos da cidade para degustar um bom café enquanto espera o início de um filme ou aguarda o retorno do espetáculo. Confira:



Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Funcionando apenas aos domingos, das 7h às 11h30, o Café Criativo (@cafecriativo2020), comandado por Lídia Motta, é um espaço que abrange não só o típico café regional, mas também o próprio espaço cultural que agrega bastante com seu museu, exposições e apresentações. Segundo Lídia, neste domingo (6), pela manhã, quem se apresenta é o balé clássico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O lugar conta ainda com estacionamento gratuito, espaço para as crianças brincarem e uma mostra de empreendedores locais.  

Casarão de Ideias

Localizado na Rua Barroso, no Centro de Manaus, o Casarão de Ideias (@casaraodeideias) é um dos poucos lugares - talvez o único - da cidade que exibe filmes alternativos ao cinema blockbuster. Só por isso, o lugar já vale uma visita. Além de sediar outros eventos culturais, o Casarão, comandado por João Fernandes, também abriga um aconchegante café que segue a temática cinéfila do local.

“O café surgiu com a proposta de fazer uma ligação com o cinema e com a literatura, até porque dispomos de um acervo bem legal para os clientes. É um lugar que promove encontros”, afirmou João, ressaltando que o lugar conta, ainda, com cafés importados, salgados veganos e muito mais. O Casarão de Ideias funciona de quarta a domingo, das 15h às 20h, e, durante este mês, sua programação será dedicada ao Festival Varilux de Cinema Francês.

Teatro Amazonas

Situado dentro do Teatro Amazonas, o principal cartão postal da cidade, o La Gioconda Caffè (@lagiocondacaffe), comandado por Claudia Mendonça e Filippi Maignardi (mãe e filho, respectivamente), é um lugar que, além de exalar o aroma de café pelo ar, também oferece um prato cheio para amantes de história e arte.

“O café é totalmente preservado e cuidado com muito carinho por nós, mantendo sua decoração e arquitetura originais da época. O Teatro atualmente tem vários eventos, claro, obedecendo todas às normas exigidas”, afirmou Claudia Mendonça. O La Gioconda Caffè funciona de terça a sábado, das 09h às 15h. Em dias de espetáculo, o local funciona conforme o horário do evento.

Palácio da Justiça

Recém inaugurado, pouco antes do início da quarentena, o Café Palácio (@cafepalacioartecultura) procura dar continuidade ao legado histórico do lugar em que está localizado, além de apresentar um cardápio eclético, que abrange o café regional (o carro-chefe), os doces portugueses e um pouco da gastronomia norte-americana. 

“A partir desta semana damos início ao happy hour, com música ao vivo, na varanda do café”, adiantou a gestora da cafeteria, Keylla Gomes. Aberto ao público e aos artistas, o lugar é palco de várias formas de arte, como lançamentos de livros, saraus, exposições de artistas plásticos, e muito mais. Funcionamento: de terça a sábado, das 15h às 22h, e aos domingos, das 8h ao meio dia. 

Casa de Artes Trilhares

O Foodbox (@foodbox.on) é um café que inaugurou em julho de 2020, dentro da Casa de Artes Trilhares (@ciatrilhares). Segundo a proprietária, Rafaella Margarido, o foco do café é proporcionar esse encontro entre a arte e o nosso famoso café regional. A próxima programação do lugar será o Palco Manaus, que acontecerá do dia 16 ao dia 21 de dezembro. Funcionamento: durante a semana, das 14h às 20h, nos finais de semana, das 8h às 20h. 

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.