Terça-feira, 16 de Julho de 2019
LITERATURA

Café com Texto comemora cinco anos com programação especial nesta quinta (14)

Banda All That Jazz é uma das atrações confirmadas no encontro que acontece no bairro Adrianópolis



zb0313-11f_205FAABF-9BD7-4AD2-B20D-D0C480CC8FF3.JPG As sócias Ana Guerra e Daniella Rebello (Junio Matos)
13/02/2019 às 16:35

Um dos cantinhos mais aconchegantes e charmosos de Manaus comemora cinco anos de atividades nesta quinta-feira, dia 14, véspera do Valentine’s Day. Funcionando desde 2018 em novo endereço, na rua Belo Horizonte (Adrianópolis), o Café Com Texto receberá clientes e convidados a partir das 19h, para um encontro especial com direito a show da banda All That Jazz.

Idealizadora do espaço inspirado pela literatura mundial, a professora Ana Guerra conta que o café entrou numa nova fase do último ano para cá. “Aqui a gente melhorou tudo: cozinha, biblioteca, estacionamento e serviço de modo geral”, diz ela, que passou a contar com a parceria de uma sócia, a advogada tributarista e terapeuta Daniella Rebello. “Sou tímida para negócios, então ela entende muito da parte que não entendo, houve uma completude. Agora posso tocar adiante aquilo que sempre privilegiei mais, que é o lado cultural do lugar”, acrescenta.

Com a mudança de endereço, o Café com Texto também ganhou uma varanda onde os clientes podem folhear um livro ou degustar algo do menu, que inclui uma variedade de bebidas geladas e quentes, sem falar na quiche de tomate seco, uma das especilidades. Hoje em dia, outro diferencial é o almoço – comida caseira feita com apuro e capricho, nas palavras de Ana Guerra.

“Temos planos de expandir e fazer um jardim para que todo nosso espaço seja utilizado. Também queremos fazer outra biblioteca e, quem sabe, um miniauditório para receber bate-papos e outros eventos. Temos muita gente boa e disponível em Manaus para isso”, acrescenta ela.

Incentivo à leitura

A biblioteca atual é o verdadeiro ponto de convergência do Café com Texto, onde os clientes e leitores podem encontrar livros de diferentes gêneros e formatos. Fruto de doações, o acervo é relativamente pequeno, mas a rotatividade dos títulos é alta, como atesta a proprietária.

“Nunca tivemos interesse em ter um acervo grande porque queremos é que os livros cheguem até as pessoas que não têm condições de comprá-los nas grandes livrarias. Tudo que nos trazem é bem-vindo pois também acreditamos que há todo tipo de leitor, até para o que não é considerado literatura”, aponta Ana.

Segundo ela, o espaço ajuda a formar leitores por meio de duas ações permanentes. A primeira delas, batizada de “Leve e leia”, existe desde que o café abriu as portas. Todos os dias, uma cesta de livros fica à disposição de quem passa pela calçada da rua Belo Horizonte – se alguém se interessar por um título, é só levar para casa.

Outro projeto é o “Livrou”, idealizado por um frequentador assíduo do Café com Texto. Nessa ação, uma estante logo na entrada do café guarda livros que podem ser levados pelos clientes, com a condição de que outro título seja reposto no lugar.

Serviço

o quê: Cinco anos do Café com Texto, com show da banda All That Jazz
onde: Rua Belo Horizonte, 1391, Adrianópolis
quando: Quinta-feira, dia 14, às 19h
funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.