Publicidade
Entretenimento
Vida

Café de sobremesa: bebida inspira receitas de doces deliciosos

A mais conhecida delas é o Tiramisu, uma espécie de pavê feito à base de café, queijo mascarpone e chocolate. “O Tiramisu é uma receita tipicamente italiana e seu nome signfica ‘te levanta’ ou ‘te põe para cima’ 04/07/2013 às 09:23
Show 1
O café tem sido a principal receita para muitas guloseimas por aí
Luana Ribeiro Manaus, AM

Puro ou fazendo dupla com o leite, o café acompanha vários momentos da rotina diária. Ao acordar, depois do almoço, em uma reunião de negócios ou no meio tarde em pleno expediente de trabalho. Como ingrediente principal em receitas, essa preciosa bebida deixa de ser um mero acompanhante e pode dar sabor especial a uma infinidade de sobremesas e doces para comer a qualquer hora do dia.

A mais conhecida delas é o Tiramisu, uma espécie de pavê feito à base de café, queijo mascarpone e chocolate. “O Tiramisu é uma receita tipicamente italiana e seu nome signfica ‘te levanta’ ou ‘te põe para cima’. Sua origem tem várias versões, mas a principal delas diz que a sobremesa nasceu em Milão”, diz o cozinheiro napolitano Mario Porcaro.

Em seu restaurante, Casa do Mario, o Tiramisu é a sobremesa que apresenta o menu de doces. “Nossa receita ganhou uma versão adaptada em Manaus. Como na cidade é difícil encontrar o mascarpone, então elaboramos uma com requeijão. O biscoito de champanhe também é especial”, revela Mario.

Bolinho de café

Entre as diversas misturas com café que a cafeteria Café no Ponto dispõe em seu cardápio, uma delas é o Cupcake de Café. Feito com café extra-forte, baunilha e chocolate, a sobremesa é uma opção para os apreciadores da bebida na versão mais encorpada.
 
Desde que abriu as portas há quase três anos, a confeitaria Barbaros dedicou parte do cardápio ao café. Entre os doces feitos com esse ingrediente, o cupcake de capuccino segue firme no menu e é um dos mais pedidos por lá.

“Todos os dias temos esse cupcake disponível, nossa receita é exclusiva. Para disponibilizar no cardápio futuramente, estamos desenvolvendo um cupcake de tiramisu, também feito com café”, adianta a chef Milene Ribas.

A mistura do doce e amargo chegou até ao mais famoso dos docinhos brasileiros: o brigadeiro. O chef Thiago Castro criou uma receita que mistura café e chocolate belga. “O conceito é o mesmo do tradicional brigadeiro, mesmo modo de preparo, mas vamos dosando aos poucos o café forte, para ficar no sabor equilibrado entre doce e amargo. Por cima colocamos chocolate belga em flocos no lugar do granulado”, explica. “Fica delicioso!”, garante.

Sobremesa energética

O nome italiano Tiramisu significa “coloque-me para cima” (ou “puxe-me para cima”) e tem esse significado principalmente por causa do café. É justamente o efeito energético da cafeína que inspirou o nome da sobremesa.

Confira as receitas de sobremesas com café:

Cupcakes de café



Preparo

1. Misture o Café do Ponto Extra Forte com o pó do Café do Ponto Espresso até ficar dissolvido. Reserve.
2. Misture a farinha, chocolate em pó, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.
3. Bata a manteiga e os açúcares na batedeira, até que fique claro. Adicione o ovo e bata até ficar incorporado. Em um copo medidor, misture o leite, o café e a essência de baunilha. Adicione lentamente a mistura de farinha a massa, intercalando com a mistura de leite e café.
4. Divida a massa igualmente entre as forminhas de cupcakes até que fique ¾ cheia. Asse por 17 a 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º. Deixe esfriar completamente antes de colocar a cobertura.

Cobertura

1. Misture o Café do Ponto Espresso com a essência de baunilha, reserve.
2. Bata a manteiga na batedeira em velocidade média/alta por 5 minutos. Reduza a velocidade e adicione o açúcar aos poucos. Uma vez que todo o açúcar foi incorporado, aumente a velocidade, até que esteja bem suave e com picos. Adicione a mistura de baunilha e Café do Ponto Espresso e misture até ficar completamente incorporado.
3. Decore os cupcakes com um saco de confeitar e bico.

Ingredientes

1 + 1/3 xícara de farinha
1/3 xícara de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
½ xícara de leite integral
½ xícara de chá de Café do Ponto Extra Forte
1 ½ colher de chá de pó de Café do Ponto Espesso
1 colher de chá de essência de baunilha
½ xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar
½ xícara de açúcar mascavo
1 ovo

Cobertura

1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
1 ½ colher de chá de essência de baunilha
1 ½ colhe de chá de pó de Café do Ponto Espresso

Publicidade
Publicidade