Sábado, 18 de Janeiro de 2020
Vida

Cafés com cardápio e decoração de encher os olhos

Roteiro desta sexta-feira traz novos lugares em Manaus para curtir um café da tarde com muito sabor e graça



1.jpg No Castelo de Açúcar, o cardápio muda todo o dia, mas o preferidos do público, como o Cheescake de Oreo nunca faltam
25/09/2015 às 13:47

Não são apenas os docinhos, os bolos, os salgados ou os sanduíches apetitosos que fazem parte da experiência de um café da tarde. A decoração conta muito também para ajudar a criar a atmosfera intimista e aconchegante característica desses locais em qualquer lugar do mundo.

Aqui em Manaus, alguns pontos (recentes e/ou com novidades) que unem a proposta de cardápios e ambientação de encher os olhos são a dica do roteiro que o BEM VIVER preparou para esta semana. Nestes, o mimo nos detalhes chama tanto a atenção quanto o próprio menu.



Castelo de Açúcar

A casinha rosa localizada em frente à entrada do Parque do Idoso (Vieiralves) guarda em seu interior um mundo pintado em cores pastéis, com muitas xícaras, bules, frigideiras e detalhes que fazem parte do estilo “retrô-provençal-fofinho” idealizado pela proprietária e confeteira Hylana Tapajós. Você pode conferir esse ambiente na foto acima.

Batizada de Castelo de Açúcar, a casa abriu no fim de fevereiro e como bem dá a entender o nome, tem os doces como forte. De acordo com Hylana, não existe cardápio fechado, pois a vitrine muda diariamente.


Porém, os “queridinhos” dos clientes sempre estão no menu: Cheescake de Oreo, bolo Red Velvet, bolo de Oreo, coxinhas de morango (que vêm nas versões brigadeiro, leite ninho e leite ninho com Oreo) e a taça de banana frita. Já os salgados seguem a linha tradicional, segundo a proprietária. As empadas (frango, camarão, bacalhau, brócolis, palmito) e coxinhas são as que mais fazem sucesso.

Ló de maria

A ideia do Ló de Maria, inaugurado em meados do ano passado, é a atmosfera aconchegante de como se os donos estivessem recebendo em sua própria casa. A proprietária Cristiane Corrêa se preocupou em resgatar memórias através de itens antigos (balanças, livros, relógios). O regional também é valorizado com quadros com desenhos à mão livre do estudante de arquitetura Talles S. Mattos.


No cardápio assinado por Marcelo Hagge, os destaques são os salgados (quiches, tortas, empadas, pascoalinas) e os sanduíches (de carne assada, francesinha, falafel). A casa não trabalha com temperos industrializados, usa pouco sódio e apenas chocolate amargo.


Aberto para  todos os dias para almoço, desde quarta (23/09) o Ló de Maria também está com a opção de café da tarde. A partir das 15h, são servidos estes combos: Opção 1 - café com leite + pão com manteiga; Opção 2 - café com leite + misto quente; Opção 3 - waffle + suco de fruta; Opção 4 - café com leite + suco de fruta + misto quente + waffle + fatia de bolo + geleia + manteiga + fruta da estação. 

Lulu Pães e Doces

Ainda seguindo a linha artesanal e mais natural o possível, o Lulu Pães e Doces (inaugurado em junho) busca oferecer seus quitutes sem adição de aditivos químicos e também fugindo do industrializado. 


De acordo com a proprietária Luciana Reston, padeira e confeiteira de formação, os carros-chefes são as panquecas americanas, o sanduíche caprese (com muçarela de búfala, tomate confitado e molho pesto), o croque monsieur (pão brioche, queijo gruyère, presunto, e molho bechamel) e a rosca de 5kg chamada Tortano (feita com calabresa e queijo).  


Os doces são mais clássicos, como o bolo prestígio, tarteletes de Ferrero Rocher, Sonho de Valsa e doce de leite com amêndoas. Tudo isso adornado pela decoração shabby chic (equilíbrio entre o gasto, usado e o chique), no qual Luciana quis proporcionar um clima intimista e aconchegante.

Novo Pão & Cia

A nova franquia da famosa padaria Pão & Companhia no Vieiralves chama atenção pelo tamanho. O projeto arquitetônico com 350 m2 de área construída é assinado pela arquiteta Cláudia Nerling. Ela usou peças de demolição que deram um toque rústico elegante à casa. Logo na entrada, uma porta de madeira trabalhada com ferro, que pertenceu a um conservatório de música, chama a atenção.


No interior da loja, outros móveis são o destaque: a mesa coletiva já foi uma queijeira - o recorte no tampo servia para canalizar a água do queijo; a prateleira era uma peça usada na secagem de queijos; e um aparador era uma mesa de carpinteiro. A Pão & Companhia trabalha com produtos  elaborados sem conservantes e aditivos químicos, como pães, bolos, salgados, doces e tortas.

SERVIÇO

o quê:  Castelo de Açúcar

onde:  Rua Rio Mar, n. 200-A, Vieiralves (em frente à entrada do Parque do Idoso)

horário de funcionamento:  de terça a sábado das 14h às 19h30; aos domingos das 15h às 19h.

Instagram: @castelodeacucar

 
o quê:  Ló de Maria

onde:  Rua Acre, n. 108, esquina com Rua Rio Juruá, Vieiralves

horário de funcionamento:  de segunda a sexta das 11h às 19h; aos sábados das 12h às 16h.

Instagram:  @lodmaria


o quê:  Lulu Pães e Doces

onde:  Rua 6, n. 13, Cj. Cas-telo Branco, Parque 10 (rua do Colégio Álvaro Botelho Maia)

horário de funcionamento:  de se-gunda a sábado, de 7h às 19h

Instagram:  @lulupaesedoces


o quê:  Pão & Cia Vieiralves 

onde:  Rua Pará, n. 687, Vieiralves 

horário de funcionamento: todos os dias, das 6h50 às 21h


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.