Publicidade
Entretenimento
ELEIÇÃO

Candidatos a conselho municipal firmam compromissos em 'Pacto pela Cultura'

Artistas e agentes culturais apresentaram propostas e assumiram metas comuns caso sejam eleitos 12/07/2017 às 12:51
Show b0212 12f
Eleição para o Concultura acontece nesta sexta-feira, dia 14, em Manaus (Divulgação)
acritica.com Manaus (AM)

Nove candidatos às vagas do Conselho Municipal de Cultura assinaram o Pacto pela Cultura, iniciativa da sociedade civil que reúne sugestões de ação e estratégias de acompanhamento do Concultura para o biênio 2017/2019. A eleição dos novos membros do Conselho, que tem o objetivo de articular as políticas públicas para a cultura no âmbito do município, acontece nesta sexta-feira (14), na Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista (Largo São Sebastião).

No encontro que deu origem ao Pacto, os candidatos apresentaram suas propostas e defenderam, dentre outras coisas, a realização de um diagnóstico do setor criativo de Manaus, de modo a identificar o impacto das diferentes cadeias produtivas na economia da cidade. 

Outras pautas contempladas no documento foram a realização de formações técnicas para elaboração de projetos e captação de recursos, a necessidade de identificar as metas alcançadas pelo Plano Municipal de Cultura e o estímulo à formação do pensamento político do setor criativo manauara. 

Segundo os participantes, a ideia é que os candidatos que forem eleitos possam defender essas pautas dentro do Concultura. O documento também poderá servir como um ponto de partida para a sociedade cobrar os integrantes do Conselho e monitorar as suas atividades.

O Pacto pela Cultura teve a adesão dos candidatos Carla Conorí (cultura popular), Francis Madson (teatro e circo), Klarck Lázaro (cultura étnica), Liliane Maia (audiovisual), Michelle Andrews (audiovisual), Paulo Trindade (artes visuais), Rojefferson Moraes (literatura), Serginho Queiroz (música) e Walter Fernandes (audiovisual).

Composição

O Concultura foi criado em 2003 e atualmente administra os recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura Artística. A partir do próximo ano, também caberá aos membros do Conselho a análise e aprovação dos projetos que forem submetidos à Lei de Incentivo à Cultura. 

O Conselho é formado por oito conselheiros oriundos da administração municipal e oito representantes eleitos pela classe artística, obedecendo às seguintes cadeiras: teatro e circo, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual, cultura popular e cultura étnica.

Nesta eleição do Concultura, mais de 800 agentes culturais foram habilitados como eleitores e 32 foram habilitados como candidatos.

Serviço

o quê: Eleição do Concultura
quando: Sexta-feira, dia 14, de 8h às 17h
onde: Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista (rua Costa Azevedo, 215, Largo São Sebastião)

Publicidade
Publicidade