Segunda-feira, 12 de Abril de 2021
Musicais

Cantatas de Páscoa acontecem em formato híbrido e digital

Por conta da pandemia, igrejas da capital amazonense adaptam os musicais de celebração à ressurreição de Cristo; saiba como assistir



zbv1202-2f_9103E89E-A862-48B5-B5CF-363E3D26830E.jpeg O musical "Paixão Pela Vida", da IPManaus, será exibido pela TV A CRÍTICA (Foto: Malu Dacio)
02/04/2021 às 15:28

Tradicional no calendário de festas cristãs, as cantatas de Páscoa trazem histórias contadas por meio de cantos recitados e refrões com corais de música clássica. As produções, em geral, contam a história da ressurreição de Cristo. Ou até podem contar outras histórias, mas que tenham o objetivo de resgatar o verdadeiro espírito pascoal de fé e esperança renovadas.

Em Manaus, neste ano, algumas igrejas preferiram não realizar o costumeiro evento, enquanto outras decidiram manter a tradição com todos os cuidados possíveis por conta da pandemia do novo coronavírus. Confira como e onde assistir a estes musicais, que já são clássicos na cidade.



Presbiteriana

A Igreja Presbiteriana de Manaus (IPManaus) vai exibir, nesta sexta-feira (02), às 20h30, na TV A CRÍTICA, e simultaneamente pelo Youtube da emissora o musical “Paixão pela Vida”, que retrata a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Por conta da pandemia, o espetáculo, realizado há 40 anos e que integra oficialmente o calendário cultural de Manaus, não pode ser feito de forma presencial, o que motivou a exibição via TV e web. Todo o espetáculo será interpretado na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

“O ano de 2021 tem sido marcado por uma crise pandêmica. Uma calamidade sem precedentes. Mas a Igreja Presbiteriana de Manaus continua proclamando o Evangelho e, mesmo com as limitações, por causa do distanciamento social, vamos apresentar o Musical pela TV A CRÍTICA, declarar o amor de Deus e impactar vidas”, enfatiza o pastor titular da IPManaus, Pr. Francisco Chaves.

As canções apresentadas no espetáculo são executadas por uma orquestra. O coral interpreta diferentes gêneros musicais, como: rock, jazz, blues, MPB e música clássica, durante 1 hora e 30 minutos de duração.

As coreografias, os atos teatrais e a maioria das canções foram criadas pelos membros da igreja. As cenas são fiéis às passagens bíblicas, que relatam os milagres de Jesus, a propagação do evangelho, a perseguição, a morte e ressurreição de Cristo.

Mas não são apenas os “artistas” que se preparam para o evento. O musical movimenta em torno de mil voluntários que trabalham em diferentes áreas, como alimentação, recepção, estacionamento, brigada de incêndio, sonoplastia, figurino, maquiagem, teatro, entre outras. São quase seis meses de preparação e ensaios.

Assembleia de Deus

Com o tema “O Poder do Seu Amor”, a IEADAM realiza a 11ª edição de sua cantata de Páscoa. A ideia, de acordo com a produtora Márcia Monteiro, é retratar o tema do renascimento de Cristo de novas formas, mas sempre mantendo a essência.

"Através da peça teatral, com música e coreografia, vamos retratar a época em que Jesus viveu e fazer menção ao amor verdadeiro do nosso Deus", explicou Márcia, ressaltando que a apresentação acontece no domingo (4), em três horários: 9h, 16h30 e 19h.

"Estamos trabalhando com agendamento das pessoas que irão assistir em virtude da pandemia, contudo todas as vagas já foram preenchidas. Mas quem não pôde se inscrever e quiser assistir, transmitiremos ao vivo em nosso canal do Youtube (IEADAM) às 19h", completa ela.

Manancial da Vida

Após um ano parada por conta da pandemia, a Igreja Batista Manancial da Vida, localizada na Rua Rio Amazonas, bairro Petrópolis, retorna com o musical “Cordeiro da Páscoa”. A ideia, segundo o líder geral do Ministério de Artes, Abidiel Valentim, é mostrar o real sentido da Páscoa.

"Estamos numa corrida contra o tempo e por isso resolvemos fazer um musical mais enxuto e simples, sem muitos detalhes de cenários e outras coisas. Mas isso não importa, porque o que queremos mostrar é o real sentido da Páscoa, que não se baseia nos animais coelho ou cordeiro. O verdadeiro sentido da Páscoa é Jesus", conclui ele. O espetáculo, que conta com uma equipe de 40 pessoas na produção, será apresentado neste domingo (4), às 18h30.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.