Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
BUMBÁ

Cantor Helen Veras celebra 21 anos de carreira com show no Teatro Amazonas

De acordo com Veras, o show é intitulado "Puraci-sauá", que significa "a grande festa na floresta" e deve reunir cerca de 80 pessoas no palco, além de participações especiais de vários artistas que compõem o Festival Folclórico de Parintins



BV0125-1F_-_C_pia_70462275-08DB-497C-8434-B251DA5636D3.jpg Foto: Divulgação
25/09/2019 às 14:21

Um dos compositores mais célebres do boi bumbá Garantido, Helen Veras, completa 21 anos de trajetória no mais imponente palco da floresta, o Teatro Amazonas. O show que celebra a carreira do artista tupinambarana ocorre no dia 4 de outubro, a partir das 20h.

De acordo com Veras, o show é intitulado "Puraci-sauá", que significa "a grande festa na floresta" e deve reunir cerca de 80 pessoas no palco, além de participações especiais de vários artistas que compõem o Festival Folclórico de Parintins.



"É o sonho de todo artista se apresentar no Teatro Amazonas. Este ano, conseguimos uma vaga para comemorar os 21 anos de Helen Veras cantando toadas. Estamos com um elenco gigante de 80 pessoas no palco, entre músicos, dançarinos, itens oficiais, meus amigos convidados", destaca Helen.

Produção

Quem assina a direção artística do espetáculo de, aproximadamente, 1h40 de show é Rivaldo Pereira. "Estamos preparando uma super festa de encher os olhos de quem for assistir a gente. O show será dividido em blocos: folclórico, tribal e amazônico. É como se fosse uma prévia do que ocorre no Bumbódromo em cima de todas as minhas toadas", diz.

Segundo Helen, em sua trajetória perreché, ele já conseguiu emplacar mais de 40 músicas dedicadas ao bumbá, dentre as quais, 25 foram selecionadas para o show. Ele é, inclusive, o compositor com maior número de toadas destinadas aos itens femininos: ao todo, são 9 distribuídas entre os itens cunhã-poranga, rainha do folclore e porta-estandarte. Nesse repertório, clássicos como "Tom Garantido" e "Deusa Cunhã", não poderão faltar.

Participações especiais

No espetáculo, Helen adianta que haverá um medley para celebrar a cunhã-poranga Isabelle Nogueira e a rainha do folclore Brenda Beltrão. Além delas, o show deve contar com a participação de Israel Paulain, Tony Medeiros, Zezinho Correa, Leonardo Castelo, Klinger Araújo, Adriano Aguiar, Arlindo Jr, Márcia Siqueira, Vanessa Alfaia, Gaspar Medeiros, Canto da Mata e Garantido Show.

"Teremos todos os meus amigos, artistas cantando minhas músicas comigo", destaca o artista.

O compositor destaca ainda que haverá um momento mais que especial no show: uma homenagem a seu filho Victor Hugo Veras que faleceu em abril deste ano, em decorrência de um acidente de carro.

"Em 4 de outubro fará seis meses que ele partiu. Preparamos uma homenagem com amigos dele, do Colégio Dom Bosco, do Centro Educacional Adalberto Valle, da Ufam e amigos dele que foram vice-campeões brasileiros de basquete com ele. Será surpreendente", adianta.

Trajetória de sucesso

Dono de poesias que ressaltam a cultura amazônica, Veras destaca trechos de suas canções "Terra brasileira" e "Alma de artista": "Terra brasileira, onde o folclore brota do povo", "Somos um paradoxo de forças, criatividade e saber", letras que levantam a bandeira da Amazônia ao mundo.

Para Veras, o saldo de sua carreira é extremamente positivo. "Êxito, vanguarda, felicidade, alegria, 21 anos de toadas celebrando a nossa cultura, com a bandeira do boi bumbá erguida o ano todo. No show, faremos o momento de defesa da floresta, mostrar o que podemos fazer pela nossa fauna e flora como artistas de boi e como seres humanos apaixonados pela Amazônia", finaliza.

Ingressos

O show é gratuito, mas para garantir as pulseiras que dão acesso ao espetáculo, basta levar uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas descartáveis a sede do Movimento Amigos do Garantido, ao lado do Teatro Amazonas, no prédio da Rádio Rio Mar, 3º andar, sala 316 em horário comercial.

Serviço

O quê: 21 anos de toada com Helen Veras

Quando: 04 de outubro, às 20h

Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, no Centro

Acesso: gratuito, mas para adquirir as pulseiras, basta levar lata de leite em pó ou um pacote de fraldas descartáveis a sede do Movimento Amigos do Garantido, ao lado do Teatro Amazonas, no prédio da Rádio Rio Mar, 3º andar, sala 316 em horário comercial.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.