Segunda-feira, 18 de Novembro de 2019
Vida

Cantor João Senise presta homenagem aos 70 anos de Ivan Lins em seu novo álbum

CD "Abre Alas-Canções de Ivan Lins" será lançado com show no dia 26 de março, na sala Cecília Meirelles, no Rio, e com a participação do homenageado



1.png Ivan acompanhou com entusiasmo o projeto e participou como convidado em duas faixas
20/02/2015 às 16:08

Prestes a completar 70 anos em junho, o cantor e compositor  Ivan Lins ganha de presente uma homenagem especial: o lançamento do segundo CD  “Abre Alas - Canções de Ivan Lins”, segundo álbum do jovem músico João Senise, 25, que traz 14 composições do vasto repertório de sucessos de Ivan, com novas roupagens e arranjos, além de participações pra lá de especiais. 

“Gravei o CD no ano passado. Era o ano das comemorações dos 20 anos de morte de Tom Jobim. Cheguei a cogitar fazer uma homenagem ao maestro, mas diante de tantas, resolvi não embarcar.  Daí lembrei que o Ivan tinha gravado comigo e que neste ano de 2015 ele completa 70 anos, uma data redonda. Logo pensei que era o momento certo para homenageá-lo. Passei o email pra ele e ele adorou a ideia”, contou João em entrevista ao BEM VIVER.




A direção musical e os arranjos do álbum são assinados pelo maestro e pianista Gilson Peranzzetta,  arranjador de Ivan Lins entre 1974 e 1985. “Fiz uma pré seleção de músicas e enviei para o Gilson, meu padrasto, pedindo uma opinião, mas ele nunca  me respondeu .  Acho que diante da vasta discografia de Ivan Lins ele resolveu se fingir de morto e não opinar. Então, a seleção ficou por minha conta mesmo.  Mandei para o Ivan  e ele deu uma única sugestão, que incluísse a faixa em inglês ‘Art of Survival’ que eu  acatei e fechei nas 14 músicas”, lembra o cantor.


O resultado do trabalho certamente vai agradar não apenas os fãs de Ivan Lins, mas da boa música, pois a essência e a genialidade da obra do compositor estão bem representadas. “A intenção foi justamente preservar algumas ideias originais. Grande parte desses arranjos foram feitos originalmente pelo Gilson. Mas não queríamos  ficar naquela de releitura, de só mudar o cantor e ficar tudo igual. Assim, ele buscou novas formações, introduções, preservando a essência da obra. Fazer uma coisa nova sem correr risco de ficar uma coisa irreconhecível”.

Participações

Ivan acompanhou com muito entusiasmo o projeto desde a sua concepção e participou como cantor convidado em duas faixas: “Ai Ai Ai” e “Setembro”. Outros grandes artistas da MPB também cantam ao lado do João: Leila Pinheiro, na faixa “Madalena”;  Zélia Duncan em “Lembra de Mim”;  Dori Caymmi em “Doce Presença”; e Leo Jaime em  “Dinorah, Dinorah”.

“Todos eles foram muito receptivos ao convite. O Dori mora em Los Angeles, então  foi sorte  porque na época ele estava no Rio e aceitou de primeira, em uma hora e meia, botou a voz. Já a Leila, fui  ao camarim no show dela pedir e ela me respondeu: ‘É só dizer a data e hora’. A Zélia também, super disponível. O único que demorei um pouco foi Leo Jaime, pois já queria gravar com ele antes, algo mais blues, na onda dele, mas esse projeto não foi pra frente. Então, mandei o arranjo de ‘Dinorah, Dinorah’, bem pop. Ele me disse que nunca tinha gravado Ivan na vida, mas que ia pensar; no final topou e ficou muito legal”. 

 O show

O show oficial de lançamento do CD está marcado para o dia 26 de março, na sala Cecíclia Meirelles, no Rio de Janeiro, com a participação especial do homenageado Ivan Lins. Para João Senise, um dos maiores desafios foi  reunir mais de 20 músicos e toda a equipe em uma mesma data para produzir um show o mais fiel possível do CD.  Feliz com o resultado do trabalho, João conta que fará turnê nacional e pretende vir ao Norte e Nordeste, porém sabe que pode esbarrar nas dificuldades logísticas para levar toda a equipe. Mesmo assim, ele espera que seu trabalho possa atingir novos públicos. 

“Fiz essa homenagem primeiro pelo reconhecimento da obra de Ivan Lins e segundo na tentativa de levar a música dele para o público mais jovem. Hoje a gente tem um empobrecimento musical mundial e, como eu sou um cantor mais novo, quero levar essa música para a nova geração”.



CD Abre Alas – Canções de Ivan Lins

Artista: João Senise

Arranjos e Direção musical: Gilson Peranzzetta

Faixas: 14

Preço Médio: R$ 30

Distribuição: Fina Flor

Vendas: nas melhores lojas ou pelo email jmsenise@gmail.com

Avaliação: Boa




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.