Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Música

Kely Guimarães lança oitavo single autoral durante a pandemia

"É uma das músicas que escrevi ao ouvir como era cada processo composicional", afirma a cantora sobre a música "Epifania"



WhatsApp_Image_2020-10-28_at_13.11.43_1E9AD372-1EEC-4074-8201-78914429ADDE.jpeg Kely Guimarães experimenta novas formas de criação (Foto: Bárbara Umbra/Divulgação)
28/10/2020 às 11:59

Um outro entendimento sobre sua realidade. É como a multi-instrumentista e pesquisadora de música popular Kely Guimarães descreve ‘Epifania’, sua oitava canção autoral lançada neste período de pandemia do novo coronavírus. Com elementos sonoros do rock e da música eletrônica, o single chega às principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Itunes, Amazon e Youtube music) nesta sexta (30).

A faixa musical compõe a lista das seis composições da artista amazonense elaboradas durante sua pesquisa de campo de Mestrado, para a defesa da dissertação “Reflexão sobre o trabalho, vivências e práticas musicais de mulheres compositoras em Manaus a partir de 2000”, defendida em março deste ano.



“É uma das músicas que escrevi ao ouvir como era cada processo composicional, os fatores externos e internos que influíam na criatividade das mulheres compositoras que entrevistei. Tudo isso me fez ter outro entendimento sobre o meu próprio. Eu quis trazer à tona essa mudança de percepção sobre a realidade que ocorreu em mim e que artistas em geral costumam passar, cada qual a seu modo e a seu tempo”, detalha.

De acordo com a cantora e compositora, a ‘epifania’ apontada em seu novo single se refere a uma necessidade e inquietação próprias dos artistas de querer exprimir o que sentem e o que pensam em um processo de construção frequente e instável. Kely deixa claro que a inspiração se deu com base no conjunto das entrevistas e não necessariamente em um relato específico, já que havia pontos em comum em cada diálogo.

Talvez por todo esse processo de desenvolvimento, ‘Epifania’ figura na lista dos seus três singles favoritos – ou melhor, os que tem ouvido com mais frequência ultimamente –, o que também inclui ‘Mosaico’ e ‘Pranto Silencioso’.

Saindo do Papel

Com uma letra que fala sobre um tipo de despertar, uma revelação, ‘Epifania’ foi desenvolvido em uma única noite. “Levantei no meio da madrugada e fiquei dedilhando alguns acordes. Então construí a melodia até que ficasse pronta”, especifica Kely.

A cantora, que teve seus trabalhos adiados devido à pandemia, tem explorado outros meios de criação neste período, o que já resultou nos sete singles lançados e mais ‘Epifania’, pronto pra sair do forno nesta sexta (30). A faixa foi gravada de setembro a outubro deste ano, sem contato pessoal, de acordo com a artista. “As gravações se deram de modo totalmente remoto, cada qual em sua casa e os arquivos trabalhados virtualmente com instrumentos analógicos e digitais via plug-ins”, ressalta.

A produção musical ficou por conta de Ana Paula Mady – produtora cultural da Fubica Home Studio e integrante das bandas “Mady e seus namorados” –, responsável por adicionar diversos elementos (bateria, baixo, guitarras, beats e timbres eletrônicos) à edição.

Ficha técnica

Voz: Kely Guimarães

Instrumentos Virtuais (Bateria, baixo, beats e timbres eletrônicos): FL Studio – Mady

Instrumentos Analógicos (Guitarras): Mady

Produção, Mixagem e Masterização: Reaper com plug Waves

Capa: Dai Nobre

 

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.