Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Vida

Caprichoso e Garantido iniciam juntos os ensaios oficiais da temporada em Manaus

Os torcedores de ambos os bois que comparecerem à chamada ‘Festa das cores’ neste sábado (11), na Casa dos Bumbás, terão de vivenciar algo completamnete diferente: os ensaios dos ‘rivais’ acontecerão juntos


10/04/2015 às 11:16

O início do 50º Festival Folclórico de Parintins entra em contagem regressiva neste final de semana com o lançamento da temporada de ensaios oficiais dos bumbás Caprichoso e Garantido na capital amazonense. No entanto, os torcedores de ambos os bois que comparecerem à chamada “Festa das cores” neste sábado, na Casa dos Bumbás (antigo Chariot), terão de vivenciar algo completamente diferente do ano passado: até meados do mês de junho, data em que serão encerradas as festividades na cidade, os ensaios dos “rivais” Caprichoso e Garantido acontecerão juntos.

A decisão foi um acordo entre os movimentos Marujada (MM) e Amigos do Garantido (MAG). “Optamos por esse formato para resgatar o público antigo de Manaus, pois percebemos que os ensaios oficiais estavam enfraquecendo com os anos”, explica Izoney Thomé, presidente do MAG. “Com isso, queremos resgatar um pouco da nossa cultura e reunir os dois públicos”, completa. Os ensaios deste ano estão sendo contemplados pelo Ministério da Cultura (MinC), através da captação de recursos pela Lei Rouanet. “O projeto foi aprovado pelo MinC no final do ano passado”, destaca a presidente.

Assim como Izoney, o presidente do MM, Carlos Nery, também aposta numa temporada de sucesso para os bois. “Já teve uma época em que realizamos os ensaios juntos e nunca deu nenhum problema entre os torcedores. Certeza que desta vez não será diferente”, aposta ele. “Em março deste ano, fizemos um esquenta da ‘Festa das cores’ e foi tudo maravilhoso, com excelente público”, diz Carlos, referindo-se à prévia que aconteceu no Buteco Premium, no dia 28. O novo local que servirá de casa para os “rivais” na capital amazonense também anima o presidente: “A Casa dos Bumbás nos permite tematizar os eventos com maior criatividade e vamos surpreender a todos”, promete.

RIVALIDADE ABALADA

Segundo Izoney Thomé, com o enfraquecimento dos ensaios em Manaus, a própria rivalidade entre os torcedores do Caprichoso e do Garantido estava “adormecida”. “Aquela disputa saudável entre os bois quase não existia mais. Também queremos resgatá-la”, adiciona. “No esquenta, tivemos até aquela questão da brincadeira. Caprichoso ensaiou uma vaia e, logo depois, o Garantido retrucou. Mas tudo na esportiva, sem briga e com cada um curtindo a sua festa”, frisa a presidente. “Queremos, acima de tudo, resgatar o público de Manaus, pois, quando os ensaios vão bem, o Festival de Parintins vai bem. E esse é o nosso maior empenho”.

A FESTA

Agendada para começar às 21h, a “Festa das cores” contará com a participação de David Assayag, Júnior Paulain, Edilson Santana e Renato Freitas pelo lado azul; e Israel Paulain, Tony Medeiros e Sebastião Jr. pelo lado vermelho. No mesmos dia e local, só que pela manhã, às 9h, os movimentos Marujada e Amigos do Garantido também realizam uma missa de Ação de Graças para marcar a abertura da temporada.

A celebração, que será seguida de um café da manhã para os associados, é tradicional e visa integrar a parceria em torno de um objetivo em comum. “Nada melhor do que começar a temporada pedindo a proteção de Deus para ajudar em nossos trabalhos”, ressalta Izoney. Já para Carlos, é o momento de refletir ações passadas e absorver aprendizado para a atual temporada.

Blog: Sanderson Silva, torcedor do Caprichoso

A decisão de serem os dois bois juntos não me afeta. Até acho que é uma boa. Penso que a rivalidade só deve acontecer na arena. Sendo que os ensaios que antecedem o festival são como uma confraternização, e não é a primeira vez que isso acontece. Alguns anos atrás, os ensaios eram os dois bumbás juntos.

Blog: Antônio Magalhães, torcedor do Garantido

Achei um incentivo muito bacana para reerguer o ritmo Boi em Manaus, que está apagado. Não acho que vá dar confusão entre os torcedores nem nada, até porque muitos deles são amigos. Essa história de confusão é das antigas.

Destaque

Os torcedores do Caprichoso não poderão nem descansar após a “Festa das cores”. Isso porque, no domingo, às 17h, acontece o lançamento do CD oficial “Amazônia”, em show no anfiteatro da Praia da Ponta Negra. O produto é composto por 20 toadas inéditas que são a trilha sonora para as apresentações do bumbá em 2015. A festa contará, ainda, com a presença da cantora Joelma, da Calypso.

Serviço

O que é: “Festa das cores”

Quando: amanhã, às 21hOnde: Casa dos Bumbás, no Chariot - localizado na Avenida Max Teixeira, Zona Norte de Manaus

publicidade
publicidade
Prefeitura começa a demolir imóveis para obras na avenida Constantino Nery
De dízimo a viagens: manauaras fazem planos para R$ 90 milhões da Mega-Sena
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.