Terça-feira, 21 de Maio de 2019
ARTE

Cartunista amazonense homenageia Ziraldo em livro recém-lançado

Através de caricaturas feitas pelos artistas convidados, o livro conta um pouco da história do criador de trabalhos marcantes como Turma do Pererê, O Menino Maluquinho e O Pasquim



caricatura.JPG
O amazonense produziu caricatura para livro colaborativo (Foto: Jair Araújo)
14/04/2018 às 10:31

O cartunista amazonense Jack Cartoon é um dos 85 artistas escolhidos para homenagear Ziraldo, um dos maiores cartunistas do Brasil, no livro “Ao Mestre com Carinho – Ziraldo 85 no traço de 85 talentosos cartunistas”, lançado no mês passado.

A obra é organizada pelo curador da Casa de Cultura Ziraldo, Edra, e conta com a colaboração de Zélio e Geraldinho, irmãos de Ziraldo.

Através de caricaturas feitas pelos artistas convidados, o livro conta um pouco da história do criador de trabalhos marcantes como Turma do Pererê, O Menino Maluquinho e O Pasquim. A segunda parte da obra traz ainda uma biografia com dados, datas, fotos, desenhos e particularidades da vida e da obra do homenageado, que adorou o trabalho e abriu seus arquivos.

Ziraldo também ganhou uma caricatura pelas mãos de Jackson Xavier, mais conhecido na cena como Jack Cartoon. Segundo o cartunista amazonense, o convite para participar do livro veio diretamente do organizador da obra. “Cada um enviou uma caricatura abordando as características de Ziraldo, os personagens. O Ziraldo é um patrimônio nosso. Um dos maiores cartunistas do Brasil e do mundo. Então nada mais justo do que nos seus 85 anos o Edra editar o livro junto com a editora Melhoramentos”, explica.

Jack diz que o convite se deu muito pela amizade que tem com Edra e com o próprio Ziraldo. “Eu fui escolhido como o representante do Amazonas. Me senti muito honrado em ter participado, principalmente porque já participei dos principais veículos de comunicação do Ziraldo e de suas revistas. Para mim é uma satisfação enorme. É um orgulho imenso”, completou o artista.

Em 1999, Jack participou, a convite do próprio Ziraldo, da revista “Bundas”. Em 2002, fez parte da reinauguração do jornal “O Pasquim 21”, com charges e ilustrações durante três anos. Atualmente, Jack trabalha como arte-educador, dirigindo seu próprio estúdio e dá aulas aos sábados. “Já revelei inúmeros talentos e muitos deles trabalham em sites e jornais como profissionais do desenho”, finaliza.

Celebrado em feiras

Em outubro 2017, um dos escritores mais amados por gerações e gerações de leitores chegou aos 85 anos de idade atraindo legiões de fãs. Tanto que Ziraldo é uma das atrações que não podem faltar no estande da Melhoramentos nas principais feiras de livro. Nesses eventos, as filas para conseguir um de seus famosos autógrafos são conhecidas assim como a disposição do escritor que, muitas vezes, fica até 5 horas por dia atendendo os fãs.

Uma data emblemática como essa, portanto, não poderia passar em branco. Por isso, a Melhoramentos, com quem Ziraldo celebrou uma parceria de 37 anos, programou diversas comemorações ao longo de 2017 – com um selo comemorativo criado pelo próprio Ziraldo. O escritor foi tema de todas as feiras de livros e festivais literários dos quais a editora participou, a começar pela Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, que aconteceu entre agosto e setembro, no Riocentro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.