Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.png
publicidade
publicidade

Casados de fato e de direito

Casais que decidem oficializar a união depois de anos de convivência

Muitos casais que já estão juntos há bastante tempo decidem oficializar a união para serem casados de fato e de direito


21/04/2013 às 15:52

É muito comum, atualmente, encontrar casais que se unem – e até mesmo constituem família – sem a necessidade de se casar na igreja, ou mesmo perante um juiz. O que pouca gente tem notado é um fenômeno mais recente no sentido contrário: esses mesmo casais, depois de anos de união, decidem oficializar o casamento. Em Manaus, pelo menos três casais formados por figuras proeminentes tomaram essa decisão recentemente: Rebecca Garcia e Stanley Souza, Andrezza Cavalcanti e Josúé Neto, e Cláudia Pio e Wagner Albuquerque Pinto. Prova de que, acima de tudo, eles acreditam no casamento.

A Secretária de Governo Rebecca Garcia se uniu a seu Stanley Souza há quase 13 anos. Um casal de filhos, Maria Eduarda, 11 anos, e Pedro, 8 anos, resultou da união. A família está feliz e bem estruturada. Mesmo assim, no dia 28 de abril – quando Rebecca completa 40 anos –, um almoço em família vai servir de cenário para a oficialização do casamento dos dois. “Na verdade, acho que isso não vai fazer muita diferença emocionalmente. O casamento existe independente do papel. Mas, a gente acha que é importante para as crianças”, diz Rebecca. “Eu sou desprovida de preconceito. Então, não acho que seja fundamental. As crianças estão curtindo mais do que a gente. Mas nós também estamos curtindo, como se já não fôssemos casados”, conta.


Segundo Rebecca, a ideia inicial era oficializar a união em cartório, sem nenhuma cerimônia. “Mas, como tinha meu aniversário de 40 anos, decidimos fazer um almoço, onde vai ter uma cerimônia civil, com juiz. É uma forma de ter uma lembrança. As crianças cobram isso”, afirma.

Benção de Deus

A empresária Cláudia Pio realizou seu sonho no dia 6 de abril. Ela vivia há dez anos com Wagner Albuquerque Pinto, mas esse ano decidiu se casar. “Eu já tinha sido casada, mas casei muito cedo, com 16 anos. Esse ano, já que fizemos 50 anos os dois, resolvemos casar com as bençãos de Deus”, afirma a empresária. “A gente já falava muito nisso. Eu, como sou muito crente em Deus, fazia questão de ressaltar que o importante não era o papel, era a benção de Deus. Ele relutava um pouco. Aí, a gente marcava e desmarcava”, conta a empresária.

Cláudia Pio concorda que a oficialização em si não muda em nada a vida do casal. “Ele é o amor da minha vida. A gente foi colega de colégio. Da mesma sala. Nos encontramos 25 anos depois. Então, isso não muda em nada a nossa vida. O importante não era o papel, era a benção de Deus”.

Tradição


O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto, também pretende oficializar sua união de três anos com Andrezza Cavalcanti ainda em 2013. A cerimônia está marcada para o dia 14 de dezembro. “A oficialização vem de uma vontade de tradição, de haver um evento cerimonial. Tem a ver com romantismo também”, justifica. E continua: “A relação pessoal de fidelidade, amizade, admiração e respeito não muda em nada”, afirma.

Famosos também aderem


Alguns casais famosos também comprovam que a onda de oficializar uniões que já duram está em alta. Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert pretendem oficializar sua união em breve.  De acordo com a revista “IstoÉ”, o casal vai se casar de papel passado até setembro deste ano. A cerimônia deverá ocorrer na Igreja da Urca, no Rio, seguida por festa no Morro da Urca.

Os dois estão juntos desde 2002 e são pais dos gêmeos João e Francisco, de 5 anos. Rodrigo pediu Fernanda em casamento em 2010, quando os filhos fizeram dois anos.

A atriz Mariana Rios e o vocalista da banda NX Zero, Di Ferrero, também estão planejando o casamento. Eles estão juntos há quatro anos e estão se organizando para o dia da comemoração. “Vamos nos casar. Como já moramos juntos, não temos pressa. Será mais para comemorar, com uma cerimônia”, disse a atriz. Ou seja, os famosos também acreditam no casamento.

publicidade
publicidade
Reconciliação e pedido de casamento marcam audiência em Itacoatiara, no AM
Câmara aprova projeto para mulher agredida poder anular casamento de imediato
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.