Publicidade
Entretenimento
Exercitando o amor

Casais que treinam juntos são mais felizes, indica pesquisa norte-americana

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, da American Psychological Association, mostrou que casais que se envolvem em atividades em conjunto tendem a ser mais felizes 11/06/2016 às 15:15 - Atualizado em 12/06/2016 às 17:06
Show 1092899
Stela Leite e Fábio Nogueira na Pedra do Telégrafo (RJ) após uma trilha de 50 minutos: finais de semana com atividades ao ar livre. (Fotos: Arquivo Pessoa/ Vitor Madeira)
Lucy Rodrigues Manaus (AM)

Casais que treinam juntos emagrecem - e permanecem - juntos.  A ideia não é apenas um senso comum: uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, da American Psychological Association – maior associação de psicólogos do mundo -, mostrou que casais que se envolvem em atividades em conjunto tendem a ser mais felizes e propagam a felicidade para além do momento no qual se divertem. A teoria é comprovada pelos entrevistados pela reportagem do VIDA&ESTILO deste domingo (12), Dia dos Namorados: 

União que fez a força

A publicitária e corretora de seguros amazonense Stela Leite e o militar carioca Fábio Nogueira são exemplo claro disso. Vivendo há três anos no Rio de Janeiro, eles confessam que só conseguiram uma mudança realmente significativa no estilo de vida a partir do momento que os dois se uniram na rotina de reeducação alimentar e exercícios.

“Comecei com acompanhamento nutricional antes dele, em outubro do ano passado, e resolvi não contar nada porque já não era a primeira vez que eu ia na nutricionista e não cumpria. Ele já não acreditava mais em mim. Então comecei a seguir o plano alimentar direitinho e ele percebeu que nos primeiros 40 dias eu tive muito resultado. Então pediu para ir comigo no retorno, pois estava malhando, mas não conseguia alcançar seu objetivo que era ganhar mais massa e definição muscular. Depois que a gente começou a cuidar da nossa alimentação juntos, deu também mais atenção para a academia e conseguimos nos segurar mais, porque antes eu ficava vendo ele comer e comia também”, conta Stela.

O casal que sempre gostou de atividades físicas ao ar livre, hoje aderiu ao Crossfit, modalidade de alta intensidade que une movimentos da ginástica olímpica, atletismo, musculação, disciplina militar e outras para melhorar o condicionamento físico, o tônus muscular e a força. “Já queríamos praticar o Crossfit até por indicação da nutricionista dela, mas eu tinha um pouco de receio pois sou operado do joelho. Daí fiz fortalecimento e um dia fui, fiz a aula e gostei. Hoje virou um vício”, diz Fábio. Os dois praticam a atividade juntos durante a semana à noite, na academia Flecha, no Flamengo.

Entre as vantagens da prática em conjunto, ele destaca o incentivo mútuo e a sensação de bem-estar. “Hoje eu vejo que ela tá bem mais satisfeita e feliz e com essa satisfação dela eu fico bem também”, completa. 

Motivação para se ver

 

 

O Crossfit também ajudou a unir ainda mais a estudante de Medicina Nicolle Barreto, 22, e o empresário Vinicius Esteves, 24 . Com a rotina puxada de estudos dela, e de trabalho dele, os treinos na Crossfit Gade, localizada na UniNilton Lins, no Parque das Laranjeiras, tornaram-se o principal momento de encontro do casal. 

“Passo a manhã, a tarde e às vezes até noite e toda na faculdade e ele no trabalho, então  buscamos um incentivar o outro porque não é fácil ter essa disposição”, frisa Nicolle.De acordo com ela, praticar atividade física com o namorado só aumentou a cumplicidade e o incentivo mútuo. 

“Nos sentimos muito mais motivados a ir, pois não tem desculpa para faltar. Além disso, é uma forma de passar o tempo juntos, pois se não fossem os treinos diários à noite, a gente não iria quase se ver”.

Há um ano praticando a modalidade, eles relatam benefícios como maior ganho de massa e definição muscular, além de maior condicionamento cardiorrespiratório. 

“A vantagem do Crossfit  é que todo dia fazemos uma atividade diferente. Na academia, mesmo que você treine pesado, acaba repetindo o treino. Já o Crossfit é sempre dinâmico, tem dias em que treinamos em equipe e assim conhecemos novas pessoas, fazemos amizades e isso também contribui para o relacionamento”.

Treino rápido a dois

O preparador físico e coach Vinícius Possebon, 31, criador do Programa de treinamento  Queima de 48 Horas (Q48) conta que muitos casais encontram nas atividades físicas uma forma de deixar o relacionamento mais emocionante. “Quem não quer se sentir bem com o próprio corpo para poder levar isso para o relacionamento?”, questiona. 

Ele mesmo treina duas vezes por semana com a noiva, a empresária Marielli Moraes, 27, com quem está junto há uma ano e meio. Possebon explica que a proposta do seu programa de treinamento online é de treinos com 2 a 15 minutos de duração, ideal para quem não tem muito tempo. 

O treino, chamado de Q48, utiliza os princípios do HIIT, sigla em inglês para Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. “Com esta metodologia, o alto nível de intensidade dos exercícios permite ao corpo acionar mecanismos naturais que fazem com que o organismo utilize a gordura acumulada como fonte de energia por um período de até 48 horas depois do treino”, explica, destacando que a média de emagrecimento dos alunos é de 1 a 3kg entre 5 e 10 dias.

Ele também lançou o aplicativo Q48, disponível para sistemas iOS e Android, e o livro “O Segredo do Queima de 48 Horas”.


 

Publicidade
Publicidade