Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
cinema

Casarão de Idéias estreia filmes em sala virtual nesta quinta-feira (28)

Centro cultural exibirá produções por meio do projeto Cinema Virtual com valores promocionais



WhatsApp_Image_2020-05-25_at_15.14.30_11B9FDD7-E0D6-4DAA-8F8F-630CB7250677.jpeg O filme “Os Olhos de Cabul”, exibido no Festival de Cannes 2019 está entre as estreias (Foto: Divulgação)
25/05/2020 às 19:11

Após a pandemia mundial causada pelo novo coronavírus (Covid-19), os cinemas fecharam, as datas de lançamento foram adiadas, os festivais de cinema foram cancelados e a produção paralisou. Com o propósito de levar cultura e entretenimento para o público, a partir dessa quinta-feira (28), o Casarão de Idéias estreia, semanalmente, entre 10 e 15 títulos - inéditos no cinema e em plataformas de streaming, por meio do projeto Cinema Virtual.

Para o diretor do Cine Casarão, João Fernandes, a exibição em formato streams dará continuidade nas atividades do Casarão de Idéias, bem como irá assegurar a programação junto ao catálogo de serviço do centro cultural. “Inicialmente, a criação desse projeto é uma alternativa devido o momento de isolamento social, causado pela pandemia. No entanto, mesmo sinalizando um retorno das atividades, a plataforma ficará como um canal de serviço para proporcionar ainda mais opções para todos. Além disso, é uma forma de incentivar a sociedade a valorizar o negócio local e fazer com que empreendimentos independentes consigam se manter economicamente de forma legal para continuar oferecendo produtos de qualidade”, declara.



De acordo com João Fernandes, devido o momento de pandemia, incialmente serão exibidos somente filmes estrangeiros. Ao retornar as atividades presenciais, a sala virtual também contará com estreias de filmes nacionais, devido as regras da Associação Nacional do Cinema (Ancine). “A programação da sala virtual segue o estilo do Cine Casarão, os quais são filmes independentes e fora dos grandes circuitos, mas futuramente também pode haver a exibição de filmes blockbusters. A adesão a essa nova plataforma está sendo muito importante, pois é mais um serviço e o Cine Casarão passa a se destacar de uma forma diferenciada, mantendo a sua marca que é promover cada vez mais acesso à cultura”, afirma o diretor.

Sala Virtual

Todas as semanas, às quintas-feiras, acontecerá a estreia de um catálogo de filmes com preço promocional ao custo de R$ 19,90, no qual o ingresso vale por 72 horas. Para assistir, o usuário deve acessar o site do Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br), escolher o filme, selecionar estado, cidade, rede exibida de preferência e realizar um cadastro prévio. Os filmes podem ser assistidos em até três plataformas diferentes: celular, computador e tablet. Além de poder espelhar os conteúdos na SmarTV. 

Nessa plataforma, o Cine Casarão está ao lado de outros parceiros e exibidores como PlayArte, Cine Arte Pajuçara, Cine 14 Bis, Paradigma Cine Arte, Cineramabc, Kine Vitória, Cine Company, Cine Topázio Indaiatuba e Mobi Cine. Juntos eles exibirão toda semana, às quintas, as estreias, além de manter disponíveis os títulos mais desejados da semana anterior, escolhidos pelo público. 

Premiado

O filme “Os Olhos de Cabul”, exibido no Festival de Cannes 2019 e premiado em Annecy (2019). A animação conta a história de Zunaira e Mohsen, um casal apaixonado que vive numa Cabul sob o regime do grupo radical islâmico Talibã. Apesar de toda a violência e miséria diária, eles alimentam a esperança de um futuro melhor.

Zunaira é uma pintora liberal na arte e na personalidade, vê sua liberdade completamente retirada ao ter que se enquadrar as regras do regime. Enquanto, Mohsen é um professor universitário que foi obrigado a deixar seu cargo após a destruição da Universidade de Cabul, também sofre ao ser submetido às ordens machistas para manter-se dentro do esperado pela sociedade ao qual faz parte.

Além do Festival de Cannes e do Festival de Cinema de Animação de Annecy, ambos na França, o longa foi exibido no Festival de Cinema de Valletta, em Malta (2019), onde ganhou o Audience Awards, e no Festival Freistadt, na Áustria (2019), vencendo como Melhor Filme. Por aqui, a animação foi exibida na 43ª Mostra Internacional de Cinema, no último Festival do Rio, e estava selecionada para o Festival Varilux de Cinema Francês deste ano, suspenso por conta da pandemia. 
Veja o trailer do filme aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WxQjuGpkQ-o 

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.