Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Vida

Cenários mágicos da cenógrafa Renata Chapchap

Assinando projetos de eventos no Brasil e no exterior, Renata conta um pouco do processo de concepção e sobre a paixão pelo trabalho



1.jpg Luzes indiretas, flores desidratadas e monocromia marcam alguns dos projetos de maior destaque da cenógrafa de festas Renata Chapchap
02/05/2015 às 14:34

Uma cena de festa milimetricamente pensada para ser única, como em um filme, onde o cenário marca o encontro do ápice da trama e, após chegar ao fim, é desmontado, mas seu impacto fica para sempre na memória do espectador. Assim costumam ser os ambientes das festas projetadas pela cenógrafa Renata Chapchap. Apaixonada pelo trabalho de criação de ambientes para eventos sociais, ela resume a magia dessa atividade que impõe sempre novos desafios:

“Faço toda a arquitetura do cenário para, no dia seguinte, desmontar tudo. É o ápice da emoção, quando está todo mundo tão contente de comemorar o casamento, os quinze anos...e entra em um ambiente mágico, que só será visto por aqueles convidados uma vez, mas ficará para sempre na memória de todos os presentes na festa”, disse, em entrevista exclusiva ao Vida&Estilo, durante passagem rápida por Manaus, a convite de amigos.

Assinando projetos de eventos no Brasil e no exterior, Renata conta que o processo de concepção passa por uma reunião inicial para saber os anseios do cliente, a partir daí, após alguns dias, ela apresenta a proposta. “Esse mercado está cada vez mais aquecido e os clientes mais exigentes vem buscando referências em viagens e festas lá fora. Geralmente a gente elabora um layout, como um projeto arquitetônico, com as paredes, toda a parte de iluminação que é 50% dos meus projetos, o mobiliário, escolhe o estilo...fazendo a harmonia dos elementos”, explica.

Tendências e novidades

Entre as tendências mais fortes apontadas pela cenógrafa, está a de criar eventos cada vez mais personalizados. “Os temas ficaram para trás, restritos às festas infantis. Hoje a procura é muito mais por efeito cenográfico, o que exige muito mais criatividade”.

O uso de flores desidratadas e muita iluminação, com luzes indiretas por trás de painés, são algumas das marcas de Renata que se tornaram sinônimo de luxo e elegância. “Em 2011 fui desafiada por uma cliente muito culta e viajada, que já tinha casado duas filhas e ia casar o último filho, a criar uma coisa completamente diferente. Foi aí que entrei com essa coisa da textura monocromática e acabamos optando por só um tipo de flor em quantidade massiva nos aéreos, mesas e bufês. Foi de superimpacto. Um projeto com equilíbrio em todos os momentos. A partir daí venho trabalhando bastante com folhas e flores desidratadas”, lembra.

Apesar da rápida passagem pela capital amazonense, Renata conta que amou a estada e não vê a hora de fazer um evento por aqui. “Amei a cidade, o rio, o teatro...estou louca para retornar e fazer festas em Manaus”.

Perfil

Formada em Direito e com carreira no mundo corporativo, Renata sempre teve o coração e a mente voltados para a decoração, tanto que cursou Decoração de Interiores na Escola Panamericana de Artes e especializou-se em festas. Site: www.renatachapchap.com.br

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.