Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
Vida

Centro das artes movimenta o município de Parintins (AM)

Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, espaço de conexão e convivência comunitária localizado no Bumbódromo, atrai cada vez mais frequentadores



1.jpg Cinema em terceira dimensão é um dos espaços do Liceu de Parintins
29/09/2013 às 14:06

Em pouco mais de duas semanas, a unidade do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, em Parintins, já movimenta um número significativo de crianças, adolescente e artistas envolvidos nas atividades propostas no espaço.

A unidade integra o Centro Cultural Amazonino Mendes, o Bumbódromo, e desde sua inauguração no dia 16 de setembro, já recebeu mais de 2 mil visitações. O projeto é do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. As visitas incluem a Arena, Salas Multimídias, Galerias de Arte, Memoriais dos Bois Garantido e Caprichoso, Biblioteca e Cineclube.



Os cursos de formação, com previsão de atender em um ano mais de 4 mil alunos em 7 atividades artísticas de formação, já acumulam lista de espera, tendo em vista a grande procura da população.


“Foi surpreendente ver as 1.500 mil vagas iniciais se esgotarem em menos em um dia. Tivemos que abrir mais atividades no final de semana para atender essas demandas a mais”, revela Andressa Oliveira, diretora do Cláudio Santoro.

“As pessoas estão interagindo, conhecendo o espaço, participando das atividades e se envolvendo com os cursos e oficinas que vem sendo realizados. É muito satisfatório saber que a comunidade já se apropriou do Cláudio Santoro”, conclui.

Aos poucos, o Liceu vem se tornando um espaço de conexão e convivência comunitária. Circulam, além dos alunos, pais, professores, gestores de escolas, artistas, portadores de necessidades especiais, instrutores, pessoas em busca de aprendizagem e conhecimento.

“Meu filho disse que queria tocar violão e que aqui (no Cláudio Santoro) ensinavam. Depois ele disse que tinha um cinema. Mais tarde, me disse que estava tendo shows. Fiquei curiosa, tanta coisa em um único espaço, que hoje sempre venho acompanhá-lo para saber o que mais tem”, lembra Ana Lúcia dos Santos, 38, cozinheira.


O Cineclube vem sendo o maior sucesso do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. Com exibição em 3D e 3 sessões diárias de filmes, o espaço recebe alunos das escolas municipais e estaduais, e público adulto em exibição de animações, desenhos, documentário e filmes. Ao todo, em duas semanas, 400 pessoas já passaram pelo cinema do Cláudio Santoro.

Outro grande destaque são os Memoriais de Garantido e Caprichoso, espaços há tempos solicitados pela própria população de Parintins e, claro, pelos turistas que visitam a Ilha.

Formação artística

O secretário de cultura, Robério Braga, lembra que o Liceu de Artes e Ofícios é um espaço que irá impulsionar a formação artística de Parintins, que segundo ele já é um celeiro de artistas. Como comparativo, ele lembra o que representou a aposta no Festival Amazonas de Ópera para desenvolver a cena artística de Manaus.

“Quando iniciamos, em Manaus, a proposta do Festival de Ópera, que é a síntese de todas as artes, muitos não acreditavam que era possível a cidade crescer culturalmente, mas o resultado está aí. Festivais surgiram a partir dele, mais artistas se formaram, grupos organizados começaram a surgir na cidade”, lembra.

Tudo isso para lembrar que o Cláudio Santoro de Parintins pode ser esse impulso voltado à formação e capacitação artística de crianças, adolescentes e artistas da cidade, o que já está sendo planejado a médio e longo prazo pelos pedagogos.

“Vamos montar nossas orquestras, nossos corpos artísticos e grupos a partir da formação dessas crianças e adolescentes do Cláudio Santoro. Já dá para perceber o quanto estão envolvidos e curiosos em aprender em iniciar nas artes, você vê o brilho no olhar”, Cícero Melo, professor de iniciação musical.

O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro de Parintins funciona de terça–feira a domingo, durante todo o dia, e é aberto à visitação gratuita. O espaço gera 200 empregos diretos e oferece cursos de Música Popular, Coral, Dança, Teatro, Cursos Especiais, Artes Visuais e Audiovisual.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.