Publicidade
Entretenimento
Vida

Cervejas especiais caem no gosto dos manauaras

Confira um roteiro com as principais cervejarias quem estão crescendo em Manaus 04/09/2013 às 07:50
Show 1
O ‘Dois Dois’ possui um cardápio com 106 cervejas. Entre elas, rótulos de países como Bélgica, Alemanha e República Tcheca
Gabriel Machado Manaus

Nada do tradicional. As casas especializadas em cervejas especiais vêm crescendo no Brasil, e Manaus não poderia ficar de fora dessa nova “tendência”. Cada vez mais instigado a degustar novos sabores, cores e aromas, o público manauara está exigente na hora de escolher a marca de uma das bebidas mais populares da cidade - e porque não dizer, do mundo.

Um local que bem representa esse novo cenário na capital é o “Dois Dois: Loucos por Cerveja”. Recém-inaugurada na Avenida Mário Ypiranga Monteiro (Conjunto Agricentro, casa 17A, antigo Tortellini), a cervejaria oferece uma vasta carta da bebida, preenchida, em sua grande parte, por rótulos belgas, como a Delirium Tremens, eleita a Melhor do Mundo nos anos de 2007 e 2010; St. Feuillien e La Guillotine.

“Também temos um cardápio de petiscos, baseado na nossa carta de cerveja”, contou Diogo Ribeiro, que abriu a casa ao lado dos amigos Vinícius Teobald e Luís Gustavo Souza. “A ideia é que cada prato possa harmonizar com pelos menos uns três tipos de cerveja, para tentar agradar todos os gostos possíveis”, completou, referindo-se a quitutes como Almofadinha de Camarão, que consiste em uma massa de tapioca recheada com camarão e queijo coalho; e o sanduíche de filé mignon com cheddar e cebola no shoyo.

Em alguns casos, o carro-chefe do “Dois Dois” se torna até ingrediente para certos petiscos. “Alguns dos pratos são baseados em cerveja. Temos, por exemplo, um com molho de cerveja preta e o creme de cerveja e trigo. Queremos ganhar pelo bom atendimento, pelas cervejas bacanas e pelos petiscos”, encerrou Diogo. A cervejaria abre de segunda a quinta-feira, das 17h30 a 0h30; e às sextas e aos sábados, de 17h30 a 1h30.

No dia 5 de outubro, o Frankfurt Bar realizará a quinta edição do seu Oktoberfest - famoso festival da cerveja, na Alemanha. Para a festa, a rua em frente ao local será fechada e receberá três bandas, barracas de chope e cerveja, comidas e música alemã.

Embatealemão

A partir do próximo mês, o Frankfurt Bar ganhará um “rival”. Isto porque, em outubro, o casal José Carlos Arnaud Júnior e Ísis Larissa Reichl abrirá a cervejaria Biergarten Manaus, na Avenida do Turismo, nº 5.625. O local também exaltará a gastronomia alemã (daí o nome “Biergarten”, jardim da cerveja e atração típica de Munique) e contará com chopes, cervejas e petiscos especiais.

“Teremos, ainda, pratos regionais, como Pirarucu e carnes”, revelou José Carlos. A carta de cerveja contará com 34 rótulos importados, de países como Bélgica, Inglaterra, Austrália e México, além das conhecidas Heineken e Stella Artois.

Frankfurt Bar

Nada mais justo que celebrar o ano da Alemanha no Brasil visitando um bar tipicamente alemão. Localizado na Rua Paul Adam, nº 344, Parque Dez, o Frankfurt Bar tem como característica principal a sua parceria com o Chopp Batutta, que produziu quatro chopes diferentes para a casa, todos sob a lei de nº 1.516, ou lei da pureza. “São usados apenas água, fermento, lúpulo e malte, nada químico ou conservante, na sua produção”, disse Rolf Jost, gerente do local. Além disso, a casa ainda oferece cervejas importadas da Alemanha, são três: Licher e Schneider (trigo) e Kostritzer (cerveja preta).

Cachaçaria do Dedé

Um dos lugares favoritos do manauara na hora de festejar o happy hour, com filiais no Parque Dez, Manauara Shopping e Shopping Ponta Negra, a Cachaçaria do Dedé trabalha essencialmente com cervejas importadas. Entre as mais famosas, estão: a Paulaner, de Munique na Alemanha; Erdinger, também alemã; Kriek, de Bruxelas; e a holandesa Duvel. Somado à carta da bebida, a Cachaçaria ainda possui um variado cardápio de petiscos.

Mr. Beer

Pioneira e maior rede de cervejas especiais do Brasil, a Mr. Beer começou sua trajetória em 2009, em São Paulo. Um ano depois, foi a vez da capital amazonense ganhar uma filial, no Manauara Shopping. O quiosque, próximo a loja C.Borges e Pão & Companhia, possui uma carta com aproximada-mente 100 rótulos de cervejas, nacionais e internacionais.


Publicidade
Publicidade