Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
CULINÁRIA

Chef amazonense ganha prêmio ‘Dolmã 2016’ que avalia os melhores cozinheiros do país

Inseparáveis, ela e sua irmã gêmea Ana Claudia, que foi sua assistente durante as seletivas, estão à frente do Gohan Sushi Bar, localizado na Rua Wilson Medeiros, Parque 10



CHEF_AM.JPG (Foto: Evandro Seixas)
11/12/2016 às 19:50

Vencedora da terceira edição do prêmio Dólmã 2016, que avalia os melhores chefs de cada Estado, a amazonense Ana Cristina Galotta recebeu o prêmio no último dia 3 em Manaus.

Inseparáveis, ela e sua irmã gêmea Ana Claudia, que foi sua assistente durante as seletivas, estão à frente do Gohan Sushi Bar, localizado na Rua Wilson Medeiros, Parque 10.

Especialmente para o VIDA & ESTILO, elas dividem a receita do  “Uramaki Amazônico”, um dos pratos principais do cardápio. A criação reúne ingredientes que já caíram no gosto dos amazonenses há muitos anos, possibilitando uma fusão entre as culinárias japonesa e amazônica.

Ele leva ingredientes típicos da região, como açaí, castanha do Pará e  pirarucu, além dos tradicionais elementos que compõem o sushi. “Criamos essa receita para concorrer na feira gastronômica ‘Brasil Sabor’. É um prato japonês com ingredientes amazônicos, uma espécie de 'fusion food'. É muito bom, gostoso e bonito. Prezo muito pela apresentação do prato”, explica a chef Ana Cristina Galotta.

Motivada pela paixão por gastronomia, Ana Cristina abandonou a faculdade de Fisioterapia a poucos meses de se formar e decidiu seguir seu coração. “Conheci e fiz diversos cursos relacionados à gastronomia, nas mais diversificadas áreas, para aumentar o meu leque de conhecimento", explica.

Culinária em dose dupla

Apaixonadas por culinárias desde a infância, as irmãs relatam que começaram a fazer pequenas receitas em casa. "Fazíamos brigadeiro, arroz, sanduíches... O start para a culinária foi dentro de casa", afirma Ana Claudia.

Já na fase adulta, as duas resolveram abrir uma empresa de web design, porém, a paixão pela culinária falou mais alta. De acordo com Ana Cristina, o convite para abrir o restaurante surgiu de forma inesperada. "Estávamos andando de carro, e a Ana (Claudia), sugeriu, e desde então estamos aqui. Foi uma boa intuição", explica Ana Cristina. O Gohan Sushi Bar foi inaugurado em julho de 2013.

Esse ano, a dupla participou da 4ª edição do programa Hells Kitchen - Cozinha Sob Pressão, do SBT. Ana Cristina fez uma entrevista para o reality e descreveu que tinha uma irmã gêmea que também cozinhava. O fator despertou curiosidade da produção do programa, e ambas foram convidadas para participar da competição. "Participar de um reality a pessoa só percebe quando está lá dentro. É difícil cair a ficha. É um confinamento mesmo. Ficamos muito tranquila, mas tinha gente que queria aparecer", conta Ana Cristina.

Ana Claudia foi a 2ª eliminada do programa, enquanto Ana Cristina foi a 5ª eliminada, mas elas garantem que a experiência rendeu frutos. “Somos reconhecidas em shoppings, supermercados, até comprando ração pra cachorros, pessoas pedem pra tirar fotos, interagir”, explicam.

Ingredientes

Para 1 Uramaki:

- 1/2 Nori

- 180g de Arroz japonês já temperado

- Castanha do Pará (Brasil) moída

- 90g de Pirarucu fresco grelhado

- Banana pacovã frita

- Açaí (Teriaki de Açaí)

- Açúcar

- Sal

- Creme Cheesse

- Pele de Pirarucu

Modo de preparo

Pegue a 1/2 folha de Nori, espalhe o arroz, salpique Castanha do Pará sobre o arroz. Aperte para ficar uniforme. No recheio, coloque o creme chesse e o pirarucu já grelhado. Feche o Uramaki e finalize com a banana e o teriaki de açaí. Fritar a peledo pirarucu para fazer o skin.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.