Publicidade
Entretenimento
TEMPERO AMAZÔNICO

Chef de restaurante de Manaus fará cardápio da Seleção Sub-20 no Chile

Cláudio Procópio vive em Manaus há 13 anos e atua em restaurante que funciona dentro do Mercado Adolpho Lisboa. Seleção Sub-20 de futebol enfrenta o Chile em dois amistosos 04/10/2018 às 07:13 - Atualizado em 04/10/2018 às 09:22
Show procopio 34547b08 bd86 4476 add0 9315bc4be0dd
Cozinheiro vive há 13 anos em Manaus e já tem experiência com grandes times de futebol (Foto: Divulgação)
Oswaldo Neto Manaus (AM)

A Seleção Brasileira Sub-20 de futebol encara o Chile nos dias 13 e 15 de outubro em dois amistosos. Entretanto, o que pode fazer a diferença para a vitória além dos gols e talento dos jogadores da amarelinha? A alimentação, e quem vai cuidar dela vai ser o cozinheiro Cláudio Procópio, chef de um restaurante que fica em um dos maiores cartões-postais de Manaus.

O cozinheiro carioca se considera um “amazonense de coração”, já que vive em Manaus há 13 anos. Juntamente com a esposa, ele comanda o Taberna do Chef Procópio, localizado no Mercado Adolpho Lisboa, no Centro de Manaus.

No Rio de Janeiro ele aperfeiçoou a teoria da gastronomia por meio de cursos com profissionais da França, e na capital executou na prática a arte da culinária. Antes do restaurante, Procópio passou pela cozinha de um resort em Salvador e chegou a ser chef de um hotel-navio em Manaus por nove anos.

Entretanto, foi nas dependências de um hotel na capital que a sua cozinha se aproximou de fato da Seleção Brasileira. Durante treinos do grupo principal em Manaus em 2017, o cozinheiro ficou responsável pelo cardápio dos jogadores. O mesmo ocorreu quando os mais jovens passaram por Manaus em março deste ano em amistoso contra o México. “Fizemos um acompanhamento muito bom e foi um sucesso. Sempre respeitamos o cardápio da nutricionista da CBF e executamos de forma magnífica”, disse ele.

O acompanhamento citado por Procópio envolve a realização de um cardápio de café da manhã, almoço, lanches de treino, ceia e suprimentos. Segundo ele, a preparação e escolha certa dos alimentos são essenciais para o bom rendimento do atleta. “Há elementos que são proibidos como a semente de papoula. É necessário dosar o sal e o açúcar para o atleta estar 100% para o jogo”, explica.

A experiência em cozinha, no caso dele, fez muita diferença. Procópio realiza consultoria para o restaurante do lateral da seleção, Danilo Alves, que fica em Barcelona. Além disso, ele também tem dois livros publicados e grande bagagem em atendimentos de times de futebol como Flamengo e Corinthians.

Procópio embarca na sexta-feira (5) com destino ao Chile. Ele conta que ainda não recebeu as instruções da CBF, mas no geral a dieta dos jogadores inclui proteínas como peixe e frango grelhados, saladas, sobremesas leves como mousses e salada de frutas. Se vai levar algo da região para os atletas, ele afirma que a “encomenda” já foi feita.

“Eles adoram a comida daqui (de Manaus), principalmente a costela de tambaqui. Já mandamos inclusive a farinha típica da nossa região, tanto a branca quanto a do uarini... Ainda vamos levar uma panela de pressão especial para fazer o nosso feijão”, brincou.

Publicidade
Publicidade