Publicidade
Entretenimento
Vida

Chef do badalado restaurante Capim Santo lança livro com suas receitas favoritas

Considerado um dos maiores restaurantes de gastronomia brasileira contemporânea do País, o Capim Santo nasceu em Trancoso em 1985 e cresceu nas mãos da chef Morena Leite 16/11/2014 às 16:59
Show 1
Chef vem ganhando destaque desde a abertura de seu segundo restaurante Capim Santo, em São Paulo
Gabriel Machado Manaus (AM)

A paulistana Morena Leite cresceu entre as panelas de seus pais em Trancoso, na Bahia, e rapidamente se apaixonou pela gastronomia. Mas não aquela gastronomia “quadrada”, envelhecida, e sim uma que mostra a miscigenação brasileira por meio de seus ingredientes, encontrados do litoral brasileiro à floresta tropical e elaborados a partir da influência de portugueses, africanos, italianos, franceses, japoneses e árabes - para citar alguns dos inúmeros povos que inspiram a chef do badalado restaurante Capim Santo, na capital paulista.

“Na realidade, antes de tudo isso queria cursar Relações Internacionais ou Antropologia. Como meus pais também eram donos de uma pousada, eu costumava tomar café com os hóspedes. Dessa forma, passei a perceber similaridades em pessoas que moravam tão distantes umas das outras: na maneira com que cada uma delas comia. A partir daí, vi que a cozinha podia fazer esse paralelo com a cultura”, conta Morena, em entrevista exclusiva ao VIDA & ESTILO.

No recém-lançado “Mistura Morena - Cozinha Tropical Brasileira”, a mestre-cuca reúne em 264 páginas as receitas de seus pratos favoritos. “Sou uma chef de fases. Ora estou usando muito um ingrediente, ora estou usando outro. E o resultado final do livro acabou se tornando isso: um apanhado desses últimos anos, dessas minhas últimas fases”, explica ela. “’Mistura Morena - Cozinha Tropical Brasileira’ é um pot-pourri do Brasil todo”, conclui. Além das receitas, a obra traz imagens feitas pelo fotógrafo Tuca Reinés e um DVD com o passo a passo dos pratos feitos pela chef.

Entre as delícias que os leitores poderão fazer em casa estão: moedinha de banana-da-terra com presunto cru, pão de queijo com tapioca, miniacarajé, ceviche de lagosta com biri-biri, carpaccio de buri com vinagrete de abacaxi, lombo de bacalhau com rendas de batata-doce, camarão ensopado com tapioca e arroz de coco e rabada desfiada com purê de banana-da-terra. “São receitas que gosto bastante”.

Culinária brasileira

Atualmente, por conta de sua enorme variedade de ingredientes, a culinária brasileira vem atraindo os olhares (e o paladar) dos principais centros gastronômicos do mundo e de seus representantes, que cada vez mais vêm ao País em busca de “novos sabores”. Para Morena Leite, esse efeito vai além da cozinha. “Tanto no cinema quanto na música e, agora, na gastronomia, estamos vivendo um momento de demonstrar nossa cultura. É algo que vai num âmbito maior que a nossa culinária. É uma questão cultural”, acredita.

A imagem

Considerado um dos maiores restaurantes de gastronomia brasileira contemporânea do País, o Capim Santo nasceu em Trancoso em 1985 e cresceu nas mãos da chef Morena Leite. Com a segunda unidade em São Paulo, tanto a marca como ela se tornaram referência quando o assunto são receitas regionais do Brasil.

Receita: Brigadeiro de capim santo

Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes

150 colheres de chá

50 g de folha de capim-santo

100 ml de leite

395 ml de leite condensado (uma lata)

Modo de preparo

1. Bata o capim-santo com o leite no liquidificador e coe.

2.  Faça o mesmo processo, até que fique verde escuro.

3.  Em uma panela, misture o leite com o leite condensado, no fogo baixo e mexa até engrossar.

Publicidade
Publicidade