Publicidade
Entretenimento
TELEVISÃO

Chef Felipe Bronze mostra versatilidade da brasa em novo programa na grade da GNT

À frente do restaurante Oro, Bronze faz releitura de pratos internacionais em programa semanal no canal fechado 12/03/2017 às 05:00
Show b0712 10f
(Cora Food Concept/Divulgação)
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

O badalado chef Felipe Bronze, que comanda o restaurante Oro, no Rio de Janeiro, acaba de estrear um novo programa na grade do canal GNT. Exibido sempre às quartas-feiras, com reprises quase diárias, o “Perto do Fogo” vai focar no preparo de comidas na brasa, provando que o fogo é ideal para cozinhar muito mais que o famoso churrasco.

Em entrevista exclusiva à reportagem, o chef contou como a ideia foi maturada. “O programa surgiu de uma maneira bem ‘caseira’. Em casa, eu já costumava fazer risoto e tostar vegetais na brasa, até que um dia me deu um estalo e resolvi propor ao GNT alguma coisa voltada para isso. O projeto ficou um ano com eles até que foi aprovado”.

Nos episódios semanais, Bronze vai apresentar receitas inspiradas em diferentes culturas do mundo, com pratos revisitados a partir das culinárias japonesa, argentina, espanhola, italiana e outras, incluindo o churrasco e frutos do mar. “A brasa é uma fonte de calor que deixa a comida mais gostosa, e é impressionante a relação de alguns povos com o fogo. Quando fui ao Japão, notei que nos restaurantes é muito mais comum encontrar pratos feitos na brasa do que sushi, que é considerada uma comida de festa”, lembra.

Experiências

As viagens que Felipe faz ao redor do mundo, aliás, é sempre fonte de inspiração quando ele entra na cozinha. “Adoro viajar para comer, é a coisa que mais gosto na vida, porque provo muita coisa e isso vai formando minhas ideias e personalidade”, diz ele, que selecionou receitas como arroz e molho de tomate na brasa. “Naturalmente, penso sempre em como reproduzir os pratos com ingredientes brasileiros, e é isso que as pessoas poderão ver no ‘Perto do Fogo’”.

Sobre o desafio de estar à frente de uma atração em que põe a mão na massa de verdade, diferente das participações como apresentador e mentor no “The Taste Brasil” e no “Que Seja Doce” (também da GNT), Bronze diz que se sente às vezes como um novato. “No ‘Perto do Fogo’ faço tudo do começo ao fim, então não tem aquela moleza de produção de TV que deixa algo meio pronto só para eu finalizar”.

O chef revela também que algumas receitas que passarão pelo programa são as mesmas que hoje em dia podem ser encontradas no menu do Oro. “Gravei a primeira temporada em outubro do ano passado, mas algumas comidas ficaram tão gostosas no programa que resolvi adaptar para o cardápio do restaurante”.

Sobre o chef

Depois de se formar no respeitado Culinary Institute of America, Felipe Bronze trilhou um caminho de sucesso, tornando-se um dos principais rostos da cozinha de vanguarda do Brasil e do mundo.

Em 18 anos de carreira, passou pelos restaurantes Nobu e Le Bernardin, em Manhattan. De volta ao Brasil, integrou a equipe de vários restaurantes, destacando-se na direção do boteco Pipo e do restaurante Oro, recentemente distinguido com uma estrela no guia Michelin.

“Perto do Fogo” 
1ª temporada no GNT
Exibição:
Quarta-feira, 19h (horário local)
Reprises:
Segunda, 4h30
Quinta, 21h
Sexta, 16h30
Sábado, 3h30, 9h30 e 20h
Domingo, 14h

Publicidade
Publicidade