Publicidade
Entretenimento
GASTRONOMIA

Chef Felipe Schaedler fala sobre carreira e participação no Manauara Food Xperience

Eleito em 2014 como um dos 30 brasileiros mais influentes antes dos 30 anos, o chef de cozinha conta sobre origem da paixão pela culinária local e ensina receita de prato típico da região 19/08/2017 às 23:00 - Atualizado em 20/08/2017 às 07:26
Show img 2957
Chef Felipe Schaedler comandou aula-show na abertura do Manauara Food Xperience na última terça-feira (15) onde ensinou cinco receitas com ingredientes típicos (Foto: Divulgação)
Juan Gabriel Manaus (AM)

Conhecida mundialmente pela riqueza de sua fauna e flora, a Amazônia guarda consigo também uma variedade de sabores próprios, capazes de encantar até o mais refinado paladar. O chef de cozinha Felipe Schaedler sabe muito bem disso. Especialista em desvendar os encantos das iguarias amazônicas, hoje ele é referência na gastronomia regional, à frente da cozinha dos restaurantes Banzeiro e  Moquém, e será figurinha garantida no programa “Chefs Brasileiros” que estreia este domingo (20) no canal pago GNT. Na última terça-feira, ele esteve à frente de uma aula-show como parte da programação do Manauara Food Xperience, que oferecerá pratos e menus completos de 15 a 31 de agosto no Manauara Shopping.

Nascido em Santa Catarina, o chef se mudou para a capital amazonense em 2004. Sua trajetória com a cozinha regional começou com idas às feiras em busca de ingredientes locais. O interesse pela culinária típica do Amazonas foi apenas uma forma de aliar duas paixões: A gastronomia e a região. “Eu adoro viver a Amazônia, adoro rio, praia, floresta e quando eu vi essa possibilidade de poder unir essas coisas com meu trabalho foi incrível. A Amazônia tem vários encantos e acho que os sabores são uma boa forma de desvendar isso”, revela o Felipe.

Mas em uma terra que guarda tantos sabores, qual prato que melhor reflete a identidade do amazonida? Par o chef, existem dois pratos muito presentes na rotina do amazonense e que não podem faltar na mesa de quem visita a região. “A gente fala muito de costela de tambaqui, mas acho que um unânime é o tambaqui assado na brasa e o x-caboquinho. Esses dois são clássicos que quem vem à Manaus não pode deixar de provar”, afirma.

Manauara Food Xperience 

Até o fim do mês de agosto, o Manauara Shopping estará promovendo o Manauara Food Xperience, evento que reúne oito restaurantes presentes no estabelecimento comercial com menus completos pelo valor de R$ 39,90 por pessoa. E para abrir em grande estilo, o chef Felipe Scheadler foi o encarregado de comandar uma aula-show, na qual ensinou cinco receitas ino vadoras com ingredientes locais, dentre elas um chibé revisitado que o chef fez questão de compartilhar com o VIDA & ESTILO.

“Eu achei muito bacana a noite, lotou a plateia e a principal ideia dessa aula era provocar um pouco nos alunos um olhar diferente nos ingredientes. Fiz cinco receitas com ingredientes com pessoas que não usam daquela forma como queijo coalho defumado com redução de guaraná baré, uma barquinha e uma telha de tapioca com cogumelos ianomâmis, tambaqui no forno enrolado na folha de bananeira e o chibé com alguns outros ingredientes que pode ser servida como uma salada”, conta Felipe.

 

Receita de Chibé

Ingredientes

Farinha uarini - 50 g

Cebola roxa - 20 g

Cebolinha - 5 g

Abacaxi em cubos - 40 g

Castanha torrada - 10 g

Sal - 3 g

Azeite - 15 ml

Tucumã - 15 g

Pobre velho - 1 folha

Água - 15 ml


Modo de Preparo

1- Hidrate a farinha do uarini com 15 ml de agua fria

2 - Assim que a farinha estiver macia, adicione o restante dos ingredientes

3 - Sirva em seguida

 

Publicidade
Publicidade