Publicidade
Entretenimento
ENTREVISTA

Chef Leonardo Young fala sobre guinada na carreira: 'Estava frustrado como empresário'

Vencedor do "MasterChef Brasil", paulista diz que foi difícil a decisão de entrar no programa de culinária 27/11/2016 às 05:00
Show sem t tulo
Leonardo estará em Manaus no fim do mês
Rosiel Mendonça Manaus (AM)

O paulista Leonardo Young venceu o “MasterChef Brasil” há três meses, tempo suficiente para ele perceber o quanto o programa deu uma guinada em sua vida pessoal e profissional. Em conversa com a reportagem para falar sobre a sua segunda vinda a Manaus, marcada para próxima quarta-feira (30), o chef e empresário aproveitou para comentar sobre seus projetos futuros e suas aparições na televisão.

Ele conta que a decisão de se dedicar para valer à gastronomia veio com o “MasterChef”, apesar de ter experiências na cozinha desde a infância. “Quando entrei no programa estudei muito e corri atrás do prejuízo, então foi uma trajetória intensa”, diz. Nem por isso a decisão deixou de ser difícil para Leonardo, que até então vinha atuando como empresário. 

“Eu sabia que minha vida ia mudar daí em diante, mas eu estava num momento frustrado como empresário, enfrentando algumas dificuldades. Tive que optar por dar essa guinada profissional, mas foi difícil porque seria num contexto de grande exposição midiática, então refleti bastante a respeito. Mas quando me decidi, ninguém me segurou”.

Em frente às câmeras e aos jurados, Leonardo aprendeu a lidar melhor com prazos e horários, tarefa inglória para alguém detalhista como ele, acostumado a cozinhar em casa em seu próprio ritmo. “’O MasterChef’ me ajudou a controlar e equilibrar esse meu lado, usando-o a meu favor”.

“Todo mundo acha que o maior aprendizado é a parte técnica – claro que se aprende bastante – mas eu destacaria toda a experiência de vida, de superar as barreiras, os adversários, a pressão. Posso dizer que saí de lá uma pessoa mais madura”, completa.

Participação

Com o prêmio do “MasterChef”, Young também ganhou direito a fazer um curso de culinária na França, presente que ele resolveu adiar para o ano que vem, em decorrência das inúmeras oportunidades que surgiram desde que se tornou conhecido.

No momento, ele também está curtindo suas participações ao vivo no “MasterChef Profissionais”, um desafio completamente novo que o fez ficar ainda mais conectado ao programa, do qual ele se diz fã desde sempre. 

“Quando recebi o convite para ser o repórter das prévias do programa fiquei muito feliz, porque acabei sentindo falta quando saí de lá. É a chance de desenvolver outras habilidades. Apesar de não ter feito nenhum curso, estou me soltando aos poucos, aprendendo a me comportar na frente das câmeras”.

Ele revela qual foi um dos momentos mais tensos desde então: entrevistar a apresentadora Ana Paula Padrão. “Obviamente fiquei nervoso em entrevistar um ícone do meio, mas ela fez questão de quebrar o gelo e disse que me saí bem”, comemora.

Quando questionado sobre um dos participantes mais polêmicos do “MasterChef Profissionais”, o pernambucano João Lima (eliminado recentemente), Leonardo respondeu: “Não concordo com o tipo de postura que ele adotou dentro da competição, ainda mais quando resolvia falar do prato de outra pessoa sem ter experimentado. Tem que saber escutar, reconhecer quando errou e não invadir o espaço do outro”.

Destaque

Leeonardo estará em Manaus entre 30 de novembro e 3 de dezembro para participar do Chef Urbano. De sua primeira passagem pela cidade, o chef lembra do público “hospitaleiro e cordial”. “Também adoro natureza, os passeios que fiz aí foram incríveis. Senti como se estivesse recarregando as energias”. 

Quatro perguntas para Leonardo Young

- Você gosta de cozinhar em casa ou prefere ir a restaurantes?
Ambos dependendo da minha disponibilidade. Em certos casos devido à correria do dia a dia, opto pelo restaurante devido à praticidade. Mas sempre que posso entro na cozinha de casa para preparar alguma receita.

- Quais os seus pratos favoritos?
Difícil escolher, mas eu diria que estrogonofe e ceviche.

- Como cuida do corpo e da alimentação?
Pratico esportes (malho, corro e jogo tênis) e tento sempre equilibrar minha dieta em cada refeição com uma proteína, carboidrato e legumes refogados. Não gosto muito de doces.

- O que gosta de fazer quando está com tempo livre?
Gosto de cozinhar, fotografar e tocar violão.

Publicidade
Publicidade