Publicidade
Entretenimento
Vida

Chef patissier catarinense ministra cursos práticos sobre confeitaria em Manaus

André Lenzi tem nome reconhecido internacionalmente e vem à capital amazonense a convite da Casa da Vovó Mariquinha 17/10/2014 às 12:14
Show 1
Para as aulas, André Lenzi vai contar com a estrutura da Cachaçaria do Dedé, utilizando sua cozinha e equipamentos
acritica.com* Manaus (AM)

A cidade de Manaus recebe na última semana de outubro o chef patissier (especialista em confeitaria) André Luis Lenzi, que vem ministrar diversos cursos na área a convite da Casa da Vovó Mariquinha, microempresa que reúne em suas atividades vários tipos de serviços, incluindo artesanato e comidas por encomenda para eventos de todos os portes. Os cursos previstos para o público local estão marcados para acontecer no Centro de Desenvolvimento Administrativo (CDA) da Cachaçaria do Dedé em diversos horários, e estão divididos em três categorias: técnicas avançadas em confeitaria, doces finos e finger food.

A proprietária e personal chef da Casa da Vovó Mariquinha, Samantha Gomes, explica que um dos cursos exige alguns conhecimentos prévios de quem quiser se inscrever para participar. “O curso de técnicas avançadas de confeitaria realmente é mais voltado para profissionais e estudantes, mas o de finger food e os de doces finos podem ser feitos por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender”, diz.

Gomes enfatiza que todos os cursos são práticos. “O de técnicas avançadas vai requisitar mais atenção e em vários procedimentos caberá ao chef executar a maioria das ações. Mas teremos receitas inteiramente executadas pelos alunos. Estamos trabalhando para efetivar algumas parcerias para providenciar todos os materiais e insumos necessários. Aliás, esse é um dos diferenciais. Vamos fazer um curso onde o aluno entre na cozinha e tenha todo o material necessário, isso torna a aula mais rica”, afirma a empresária.


Para as aulas, André Lenzi vai contar com a estrutura do CDA da Cachaçaria do Dedé. “Vamos usar a cozinha e seus equipamentos. Além disso, estamos produzindo com o chef André Lenzi uma apostila para cada curso com todas as receitas. Cada curso terá de uma a três monitoras, além da presença imprescindível do chef que poderá tirar qualquer dúvida”, explica Samantha Gomes.



André Lenzi é chef internacional e patissier formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali/SC). Ele iniciou a carreira com passagens em grandes cozinhas para chegar ao restaurante Carême Bistrô de Flávia Quaresma, em 2005. Depois de alguns anos de experiência na confeitaria do bistrô, e com o cargo de chef patissier, vários prêmios foram adquiridos, entre eles o de melhor sobremesa do Rio de Janeiro, eleito pela Revista Veja.

Atualmente, Lenzi ministra aulas na própria Univali e em outras do mesmo Estado e em unidades do Rio Grande do Sul e São Paulo. Além disso, possui uma agenda cheia em eventos, workshops e na elaboração de projetos e livros ligados à área gastronômica. Como chef convidado, fez parte da exposição “Andarilhos Urbanos”, em Castelraimondo, na Itália, em janeiro de 2011, mostrando um pouco da comida brasileira de rua.

As datas e horários previstos para a realização do curso de técnicas avançadas em confeitaria são: 27, 28 e 29 de outubro, das 14h às 18h. Ao todo, serão oferecidos quatro cursos distintos de doces finos, sendo uma turma no dia 29 de outubro (das 8h às 12h), duas turmas no dia 30 (uma das 8h às 12h e outra das 14h às 18h) e uma no dia seguinte (das 8h às 12h). A aula de finger food está prevista para o dia 31 de outubro, das 14h às 18h. Outras informações e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (92) 8149-9050 (também pelo aplicativo WhatsApp).

Serviço
Data: 27 a 31 de outubro
Local: Centro de Desenvolvimento Administrativo (CDA) da Cachaçaria do Dedé
Endereço: Rua: Carlos Lacerda, 415, Parque 10
Mais informações: (92) 8149-9050 / (92) 9192-1086

Publicidade
Publicidade