Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Reggae

Chimarruts é a atração do Live Site desta sexta-feira no Anfiteatro da Ponta Negra

Banda de reggae é a principal pedida do evento que tem início marcado para as 19h



1120023.jpg Banda Chimarruts (Foto: Divulgação)
11/08/2016 às 15:48

"Nunca tivemos uma cena musical tão diversificada no Brasil. É muito interessante ver que as pessoas estão mais abertas e curtindo vários estilos musicais”. A análise é do guitarrista e compositor Rodrigo Maciel da banda Chimarruts, que sobe ao palco do Anfiteatro da Ponta Negra amanhã, 12, às 19h, durante a programação do Live Site, espaço de celebração cultural de Manaus durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de Rodrigo, a banda é formada por Tati Portela (Vocal), Nê (vocal, flauta quena e harmônica), Diego Dutra (bateria), Vinícius Marques (Percussão), Emerson Alemão (baixo) e Sander Fróis (guitarra).

Surgida em 2000, quando oito amigos que tocavam violão enquanto tomavam chimarrão em parques de Porto Alegre resolveram formar uma banda para dar voz e vez a músicas próprias, com mensagens de amor e paz, o Chimarruts propôs um novo estilo ao cenário musical, quebrando preconceitos e ampliando a formação de público por meio da Internet.

“Com a chegada do streaming, as mídias físicas vem perdendo bastante espaço, mas ainda tem muita gente que gosta de ter o CD com aquele encarte bonito, com fotos, letras e tudo mais. Outra tendência é a volta do disco de vinil por sua sonoridade diferenciada. Logo, os artistas têm lançado seus álbuns em todas as mídias físicas e virtuais”, afirma Rodrigo Maciel.

É nesse contexto que ele avalia que “os artistas também estão se permitindo ousar, misturar e se reinventar”. “Essa liberdade artística é muito benéfica tanto para artistas quanto para os apreciadores de boa música”.

Liberdade

A liberdade de criação do “Chima”, como é carinhosamente chamada pelos fãs, foi largamente aceita pelo público por meio das mensagens de estilo “good vibes” e que fizeram com que, logo de início, a banda emplacasse hits como “Chapéu de Palha” e “Iemanjá” nas rádios do Rio Grande do Sul. Em 2002, Chimarruts gravou o seu primeiro CD homônimo com 14 faixas, todas compostas pela banda, resultando no contrato com a primeira gravadora.

Mas foi em 2003, após uma apresentação memorável no palco Planeta Atlântida, que a banda alcançou projeção nacional. No mesmo ano, lançou “Todos Somos Um”, o segundo CD, tendo como primeiro single de trabalho “Deixa Chover” e também as músicas “Pitanga”, “Terapia Solar”, “Semear o Amor” e o grande sucesso “Saber Voar”. De lá pra cá, eles já dividiram palco com grandes nomes da música brasileira como Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Papas da Língua, CPM 22, Lulu Santos, Capital Inicial e Charlie Brown Jr.

Para manter a “pegada criativa”, a banda não costuma usar uma fórmula ou metodologia de criação. “Geralmente alguém traz uma música de violão e vamos dando uma cara, uma forma para ela, sempre procurando sentir o que essa música está pedindo”. Tem sido assim há 16 anos e sucessos como “Do lado de cá”, “Saber Voar” e “Versos Simples” provam que a liberdade criativa faz sucesso.

Expectativa

Sobre a expectativa da “Chima” voltar a se apresentar em Manaus, Rodrigo afirma que já tocaram algumas vezes na cidade e o fato marcante é, sem dúvida, a energia do público. “É incrível. Tem uma coisa muito bacana que só acontece em Manaus: que é ser recebido no aeroporto pelos fãs. É muito legal receber o carinho da galera já na chegada. E com certeza isso dá um gás a mais para subir no palco e quebrar tudo”, contou.

Tradição sulista

O nome “Chimarruts” vem de uma mistura de “chimarrão” com o som do termo ‘roots’, que significa raiz e é uma alusão ao reggae, mas está em segundo plano. A banda, que surgiu a partir do hábito de amigos de tomar chimarrão junto, enquanto cantavam e tocavam violão, mantém a tradição sulista ao mesmo tempo em que inova em ritmos e composições próprias.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.