Publicidade
Entretenimento
Culinária

Chocolatier amazonense é selecionada para famosa feira gastronômica em SP

Para a feira, que teve origem na cidade de Belo Horizonte (MG), é escolhido um chef de cada estado brasileiro. Talita Avelino foi escolhida por meio de curadoria para levar o nome do Amazonas ao evento. 03/08/2018 às 18:45
Show whatsapp image 2018 07 24 at 16.58.51
(Foto: Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

A chocolatier amazonense Talita Avelino foi escolhida para representar o Amazonas na feira gastronômica Fartura Brasil, que vai acontecer em São Paulo nos dias 4 e 5 de agosto, no Jockey Club. A feira reúne e integra produtos, produtores, chefs, indústria e mercados da boa comida brasileira, de modo a promover e criar conexões entre a diversidade gastronômica do País.

Para a feira, que teve origem na cidade de Belo Horizonte (MG), é escolhido um chef de cada estado brasileiro. Avelino foi selecionada por meio de curadoria para levar o nome do Amazonas ao evento. “Uma jornalista da Folha de São Paulo entrou em contato comigo, e falou que tinha gostado do meu trabalho, por meio das redes sociais. E então ela me perguntou se eu gostaria de ser a representante do Amazonas”, conta ela.

Diretriz

Cada chef escolhido leva um produto para ser comercializado na feira. Segundo a chocolatier, que desenvolveu uma receita exclusiva para apresentar no evento, o único direcionamento sugerido foi que levasse um doce com chocolate e ingredientes regionais. Talita ainda não pode dizer qual doce levará, porque a organização ainda não divulgou oficialmente o prato, mas ela ressalta que, além do chocolate, o doce terá cupuaçu e castanha.

“Eu escolhi a castanha e o cupuaçu porque, particularmente, gosto muito e porque os dois são conhecidos lá fora, não é nada muito exótico. Te confesso que as pessoas de fora do Estado dão muito mais valor do que as pessoas daqui. Por exemplo, quando faço degustação de doce, e ofereço para um amazonense um doce de cupuaçu com castanha, ele diz que não quer. Acho que é pela abundância, pelo fato de ter tanto aqui. Se você trabalha para uma pessoa de fora, ela faz questão de ter o doce regional na festa”, avalia a chocolatier.

No evento, Talita terá um stand - a ser projetado pela arquiteta Larissa Guerra - onde venderá o doce de chocolate com cupuaçu e castanha. Este é a primeira feira nacional da qual ela participa comercializando seus quitutes. “Fiquei super feliz, porque é o reconhecimento de um trabalho de 11 anos. E fiquei feliz de representar o nosso Estado. Às vezes não temos noção do alcance do nosso trabalho. Hoje em dia, com a Internet, muita gente consegue nos ver e atingir públicos do mundo inteiro”, diz ela.

Saiba mais

A feira Fartura Brasil também dá espaço aos personagens que fazem boa comida. Para isso, a organização registra a história de cada participante e cada prato, oriundo de cada Estado brasileiro. Ao todo já foram escritos quatro livros. O 5º livro está em fase de finalização e, com ele, fecha-se o percurso em todo Brasil.

Publicidade
Publicidade