Domingo, 13 de Outubro de 2019
Vida

Cia. de arte amazonense é selecionada para aprimoramento com renomado grupo paulista

Cacos de Teatro fará curso com o Grupo Lume Teatro (SP), um dos mais renomados da arte contemporânea brasileira e grande incentivador da pesquisa nas artes cênicas



1.gif Espetáculos do Lume inspiram a estética de diversos grupos teatrais
28/01/2015 às 11:20

A Cia. amazonense Cacos de Teatro inicia o ano de 2015 com uma vaga garantida em uma residência artística oferecida pelo Grupo Lume Teatro (SP), um dos mais renomados da arte contemporânea brasileira e grande incentivador da pesquisa nas artes cênicas. A grade de cursos da companhia paulista recebeu mais de 850 inscrições de grupos do Brasil e de outros países da América Latina, que concorreram pelas 80 vagas disponíveis. A Cia. Cacos de Teatro foi a única selecionada da Região Norte do País.

Após enfrentar um hiato de quase um ano para descansar de três anos ininterruptos de trabalho e refletir sobre novos projetos, amanhã (29) os membros da “Cacos” darão início ao primeiro período de encontros com os artistas da Lume em Campinas (SP), que ocorre até o dia 08 de fevereiro. A segunda bateria de encontros acontece do dia 19 até o dia 25 de fevereiro. Os artistas do grupo de São Paulo irão ministrar três oficinas para os participantes: “Treinamento Técnico do Ator”, “Qual Sua Graça, Palhaça”, e “Da energia à ação”. “Os artistas do Lume se dividem para ministrar as aulas que serão compartilhadas. Entre as pessoas do Lume em meio ao núcleo de facilitadores estão Renato Ferracini e Carlos Simioni”, coloca o ator Dyego Monnzaho, integrante da Cacos de Teatro.


Dyego seguirá para São Paulo ao lado das companheiras de grupo – as atrizes Carol Santa Ana e Ana Oliveira. Para que todos possam aproveitar melhor o conteúdo das oficinas, cada integrante da Cacos participará de um módulo de estudos. Monnzaho assistirá ao módulo “Treinamento Técnico do Ator” (com foco na preparação do intérprete); Carol Santa Ana integrará o núcleo “Da Energia À Ação” (com foco no corpo e voz do ator); enquanto que Ana vivenciará o módulo “Qual Sua Graça, Palhaça” (com foco no movimento Clown). “Como surgirão várias inquietações e percepções diferentes de cada um, queremos aproveitar a variedade das nossas vivências, para depois compartilharmos uns com os outros”, acrescenta Oliveira.

Filtro artístico

Para a residência, a Cacos levará alguns itens de demonstração dos métodos de trabalho. “Vamos mostrar como trabalhamos e como preparamos atores, cena e criação. Mas tudo compartilhando conhecimento. Não levaremos nenhum produto concreto, como espetáculo ou performance”, salienta.

“Teremos a oportunidade de atualizar o nosso material, nossas técnicas, etc. Dividir a experiência com o Lume será incrível, até porque estamos vindo de uma pausa de quase um ano, e precisamos refletir o nosso trabalho de outras maneiras”, pondera ele. “Foram três anos muito intensos e foi extremamente importante esse tempo de pausa. Demos uma avaliada sobre o que queremos para 2015 e estamos voltando com sede, mas com calma também... sem prazos ou pretensões”, garante Carol.

Nova fase

Para esta nova fase, a Cia. Cacos, uma companhia de arte híbrida (que envolve teatro, dança e performance) continuará mantendo o corpo como o cerne de suas pesquisas, relata Dyego. “Mas estamos indo para a residência 100% sensibilizados a captar. Quando voltarmos a Manaus, filtraremos tudo: o que dialoga com o nosso trabalho; o que não dialoga, mas nos interessa enquanto assunto; e aquilo que definitivamente não faz parte do nosso trabalho, mas que nos interessa do mesmo jeito”, complementa.

Ao voltar da residência, a Cacos montará um espaço para desenvolver o que foi aprendido e dará seguimento ao processo de criação de um trabalho inédito. “Pretendemos desenvolver esse novo trabalho com outras interferências que vão ultrapassar o corpo e atingir um pouco do teatro de animação. Este projeto está previsto para este ano ainda”, completa Monnzaho.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.