Publicidade
Entretenimento
Vida

Cine & Vídeo Tarumã apresenta semana de filmes em homenagem ao cantor e ator David Bowie

Ao longo de sua carreira, Bowie estrelou e fez aparições em 32 produções audiovisuais, pelos quais recebeu prêmios e indicações em diversos festivais internacionais de cinema 14/02/2016 às 17:00
Show 1
Os filmes escolhidos são: O Homem Que Caiu Na Terra, Fome De Viver e Furyo, Em Nome Da Honra
acritica.com Manaus (AM)

O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apresenta na próxima semana uma programação em homenagem ao cantor e ator David Bowie, falecido no mês anterior.

O cantor iniciou a carreira de ator aos 20 anos, em uma produção teatral, e dois anos depois estrelou seu primeiro papel no cinema, em um curta-metragem. Ao longo de sua carreira, Bowie estrelou e fez aparições em 32 produções audiovisuais, pelos quais recebeu vários prêmios e indicações em diversos festivais internacionais de cinema. 

Seu primeiro papel principal em um grande filme, que foi imensamente elogiado, é o que abre a programação da semana seguinte, “Tributo a David Bowie”. Os filmes escolhidos são: O Homem Que Caiu Na Terra, Fome De Viver e Furyo, Em Nome Da Honra.

Na segunda-feira (15) o primeiro filme da semana é O Homem Que Caiu Na Terra, do diretor Nicolas Roeg. Um alienígena vem a Terra e adota o disfarce de um homem de negócios chamado Thomas Jerome Newton.

A sua missão é encontrar água para o seu planeta que está morrendo. Ele utiliza a tecnologia avançada que traz consigo para ganhar bilhões de dólares, que serão necessários para construir a espaçonave que irá levá-lo de volta para casa junto com a água.

Mas o gentil Newton não está preparado para a ganância e a crueldade de seus novos colegas de negócios e rivais e logo descobre que a missão será muito mais difícil do que ele havia imaginado. Filme indicado ao Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim.

Quarta-feira (17) será exibido o filme Fome De Viver, do diretor Tony Scott. Miriam Blaylock é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam, ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente, seu atual parceiro, John, está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas.

Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts, que é especialista em envelhecimento prematuro. Quando Sarah conhece Miriam, acaba se envolve e logo descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado. 

Na sexta-feira (19) o último filme da programação é o Furyo, Em Nome Da Honra, do diretor Nagisa Ôshima. Em 1942, a tensão toma conta de um campo de concentração na ilha de Java.

O prisioneiro inglês Jack Celliers provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi. A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Mas existe um sentimento escondido por trás deste conflito, algo que não pode ser expresso. Apenas o coronel John Lawrence parece entender o que ocorre com ambos. Filme indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. 

O Projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12:30h, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no Setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Vídeo Locadora.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade