Publicidade
Entretenimento
OLHAR APURADO

Cine Set realiza curso sobre crítica de cinema em Manaus com dez vagas

Atividade acontecerá no Impact Hub Manaus, de 16 de setembro a 7 de outubro - sempre aos sábados. Veja como participar 11/09/2017 às 11:19
Show curso cr tica de cinema
acritica.com

Fãs de cinema que sempre se interessaram pela área da crítica cinematográfica terão uma oportunidade de assistir a aulas sobre o assunto e, quem sabe, começar a escrever suas próprias críticas. O site amazonense Cine Setvai realizar entre os meses de setembro e outubro o Curso de Crítica Cinematográfica. Este será o primeiro curso do Cine Set inteiramente dedicado à atividade de crítica de cinema.

As aulas do Curso de Crítica Cinematográfica serão ministradas aos sábados, de 16 de setembro a 7 de outubro, no Impact Hub, localizado na Avenida Ephigênio Salles, 1299. As aulas ocorrerão no período matutino, das 9h às 12h, e serão ministradas pelos críticos do site Ivanildo Pereira e Danilo Areosa. E as vagas são limitadíssimas: apenas 10.

COMO PARTICIPAR

Para se inscrever, a pessoa deve mandar email para cinesetufam@gmail.com com o assunto ‘VAGA CURSO DE CINEMA’. Imediatamente, ela receberá uma mensagem sobre as orientações para garantir a matrícula. O valor total do curso é de R$ 100,00, e ao final será emitido certificado de 12 horas.

“A nossa intenção com esse curso é desmistificar mesmo a atividade da crítica. Queremos mostrar que, na verdade, qualquer pessoa que reflete sobre uma obra cinematográfica e inicia um diálogo sobre ela, está participando da atividade da crítica. Queremos acima de tudo instigar as pessoas a começarem a refletir sobre o que veem, a produzir seus primeiros escritos e a exercitar essas capacidades. Vamos também desmistificar a figura do crítico, que ainda hoje persiste na cabeça de muitos como aquele cara chato, ranzinza e que não gosta de nada a não ser filme iraniano. Acho que até existem alguns assim, mas não são todos, e quem for começar a se aventurar como crítico não precisa cair nesse estereótipo”, afirmou Ivanildo Pereira, crítico do site e um dos professores do curso.

“O curso que vamos realizar pelo Cine Set tem um foco claro e objetivo de mostrar como é feita a crítica cinematográfica, no caso as diferentes técnicas utilizadas pelo crítico quando aborda o filme, isto é, de que maneira ele estuda, analisa e dialoga com aquela obra. Vamos tentar também diminuir a visão estereotipada que os críticos de cinema são chatos e só apreciam filmes de arte, em detrimento das produções comerciais, procurando entender os fatores principais a serem observados e que influenciam na apreciação fílmica de um trabalho”, detalhou Danilo Areosa, que também é crítico do site e atuar como professor na atividade.

Publicidade
Publicidade