Publicidade
Entretenimento
CINEMA

Cineasta amazonense Eliana Andrade lança três curtas-metragens

Filmes são lançados neste sábado (14), às 18h30, na Vernissage de Cinema Amazonense, no Cineteatro Guarany, Centro de Manaus 13/07/2018 às 13:38 - Atualizado em 13/07/2018 às 13:56
Show ok
Foto: Divulgação
Mayrlla Motta Manaus (AM)

A cineasta amazonense Eliana Andrade lança neste sábado (14), em Manaus, a partir das 18h30, três produções audiovisuais mais recentes durante a Vernissage de Cinema Amazonense, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, nº, 1546, anexo a Vila Ninita, Centro. A entrada é gratuita. 

Após um ano sabático, Eliana retorna à cena com o lançamento de três curtas-metragens: “A Cinéfila”, “O Entregador de Sonhos?” e “O Relógio do Tempo”. A cineasta, nascida e criada até os 13 anos no Rio Arari, município de Itacoatiara, conta que a maior inspiração para suas produções vem da Amazônia. E desse universo ela destaca o que mais a fascina. 

“A Amazônia é minha inspiração pelo fato de eu ser cabocla, do interior do município de Itacoatiara, e só aos 13 anos ter saído de lá para morar e estudar em uma cidade ‘grande’, Itacoatiara. A vida ribeirinha me fascina pela sua simplicidade,  ao mesmo tempo cheia de aventuras, histórias e mistérios da floresta”, explica Eliana.

Os curtas

O filme “A Cinéfila” fala sobre uma jovem obcecada por filmes. Na trama ela é pressionada pela mãe para executar as tarefas domésticas simples como fazer um omelete, e parar de comer comida industrializada. Como fã da sétima arte, o filme de terror psicológico “Psycho” é o favorito dela. Diante disso, o que será que acontecerá com a mãe após pedir algo tão simples da filha? 

Segundo Eliana, o curta começou a ser gravado entre 2011, mas ficou guardado, pois foi feito com recursos próprios. “A coisa demorou um pouco com a criação de trilha original feita pela minha sobrinha Jess Gell, que vive em Londres. Trabalhamos muito tempo via internet até chegar ao ponto que o filme pedia”, conta ela sobre a produção estrelada por Soraia Freitas e Nonata da Silva. 

O curta “O Entregador de Sonhos?” nasceu a partir de uma conversa que a cineasta teve com o ator paulista Francisco Carvalho. Na ocasião, eles  fizeram comparações com a comida e a vida cotidianas do Amazonas e São Paulo, além de como os amazonenses que vivem fora sentem falta da região. 
No elenco, Francisco Carvalho, Andreza Carvalho, Antônio Carlos Jr. Roger Barbosa e Robson Ney dão vida à história de um ator paulista que tem a missão de entregar uma carta do pai de uma amiga em Manaus. A trama é marcada por aventuras inusitadas e engraçada. 

Trama especial

Feito com recursos do ProArte,  “O relógio do tempo” é um dos mais marcantes para Eliana. Com Carlos Garcia, Begê Muniz, Yves Samuel, Luiz Carlos Martins, Aline Guedes e Francisco Mendes no elenco, a trama fala sobre conflitos de interesse, sonhos, esperanças e inspirações de várias gerações, mas destaca sobretudo a vida rural e urbana. A obra homenageia o sociólogo Carlos Garcia, que faleceu sem ver o filme pronto. 

Na história, um menino de uma comunidade ribeirinha decide, após a morte da mãe, seguir carreira como médico. Para incentivá-lo, o pai lhe dá um relógio. Durante toda a trama, o objeto acompanha o rapaz, inclusive na volta para casa, que deveria ser triunfal, mas acaba dando errado. 

Publicidade
Publicidade