Segunda-feira, 06 de Julho de 2020
Música

‘Clara Azul Bonina’, de Abner Viana, será exibida pelo 'Fica na Rede Maninho'

Composição instrumental premiada do músico amazonense homenageia ancestralidade



Abner3_7719C0BA-6193-4BCE-9215-AC5E39BF4731.jpeg “Clara Azul Bonina” é uma composição inspirada na história de duas mulheres imigrantes judias, Clara Azulay e Bonina Serruya que atravessaram o Atlântico para trabalhar nos seringais da Amazônia
24/06/2020 às 10:40

Um registro que traz uma representação da música instrumental autoral produzida no Amazonas e também uma homenagem à memória e a sabedoria ancestral. A composição “Clara Azul Bonina”, do músico e pesquisador amazonense Abner Viana será exibida nesta quinta-feira, 25 de junho, às 20h, no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e na TV Encontro das Águas pelo projeto Fica na Rede Maninho.

“Clara Azul Bonina” é uma composição inspirada na história de duas mulheres imigrantes judias, Clara Azulay e Bonina Serruya, que eram amigas, e nesta obra suas ancestralidades são descritas por atravessarem o Atlântico e chegarem a Amazônia como inúmeras famílias judias provindas da região Ibérica (Portugal/Espanha/Itália), e Norte da África no século XIX, para trabalhar nos seringais do Norte do Brasil. Essa representação com música instrumental e a poesia são composições de Abner Viana, músico amazonense, também de origem judaica.



 Inspirado pela história de vida dessas duas mulheres, compôs a música, e, escreveu os arranjos musicais, bem como o poema no qual ambos ofícios artísticos, segundo ele, havia sonhado e decidiu finalmente realizar. O vídeo foi gravado no Teatro Amazonas, em 2015, durante o festival Canção da Mata, do Sesc, em que Abner Viana foi convidado para representar o Amazonas na área da música instrumental, com temáticas regionais e da música brasileira.

"Clara Azul Bonina" foi uma entre as 300 selecionadas pelo projeto Fica na Rede Maninho, da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, edital emergencial que selecionou propostas para realização de atividades de conteúdo virtual durante o período da pandemia do novo coronavírus.
 

Sobre o músico

Natural de Manaus-am, Abner Viana é músico (saxofonista/clarinetista/flautista) e pesquisador, com mestrado em música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Desde o início da sua vida acadêmica pesquisa o contexto histórico e as influências na música instrumental no Amazonas. Com intuito de propagar a cultura da música instrumental em Manaus, ampliar os espaços para apresentações e formar público, encabeçou juntamente com alguns músicos manauaras somado ao Dj Vinícius Feder, desenvolveram o Circuito de Música Instrumental Manauara, com a realização de um show mensal com tributos a artistas jazz e da música brasileira. Abner Viana já dividiu palco com diversos artistas de calibre nacional e internacional, tais como: Guilherme Arantes, Daniel Barry, Dennis Haldane, Daniel D’Alcântara, Ed Sarath, Frank Sinatra Jr. e Orquestra, Marina de la Riva, Rafael dos Santos, Jeremy Pelt, Ney Conceição, Kiko Freitas, Vinícius Dorin, Kuni Mikami, Gabriele Mirabassi, OABS-Curitiba (Orquestra à Base de Sopros – dirigida por Sérgio Albach), Turi Collura, Beppi D’Amato, Marco Renzi, Altair Martins, John Fedchock, Todd Murphy, Rodrigo Ursaia, Jimmy Greene, Vittor Santos, Mauro Senise, Gilson Peranzzetta, David Liebman, Marcelo Coelho, Felipe Lamoglia, Bob Mintzer, Chico Pinheiro, Cláudio Roditi, Leila Pinheiro, Kees Arntzen, Wim Hoogewerf, María Elena Delenzi e entre outros.

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.