Publicidade
Entretenimento
Vida

Clima de arena: boi Garantido grava DVD 2015 com espetáculo ‘Vida’, em Parintins

Show que reproduziu as cores e a emoção do Festival Folclórico de foi registrado pela TV A Crítica. No Curral, uma multidão de torcedores participou da gravação 09/03/2015 às 10:41
Show 1
Espetáculo registrado em DVD é uma prévia do que o Garantido pretende apresentar no festival deste ano
Rosiel Mendonça Parintins

Os tambores da Batucada fizeram a Baixa do São José estremecer, no último sábado (7), para a gravação do novo DVD do boi Garantido, em Parintins. Com direito a homenagem ao Dia Internacional da Mulher, já nas primeiras horas de domingo, o bumbá vermelho reuniu em seu curral uma multidão de torcedores para o registro do espetáculo “Vida”, uma prévia do que será levado ao Bumbódromo no festival folclórico deste ano.

O registro ficou por conta da TV A Crítica, que transmite a festa para o Brasil e o mundo. Para Ricardo Pegueite, que assumiu o posto de diretor cênico e coreográfico com a eleição de Adelson Alburqueque e Fábio Cardoso para a diretoria da associação, o projeto do DVD 2015 marca um momento de renovação do Garantido.

“O espetáculo ‘Vida’ foi uma forma que encontramos para resgatar a credibilidade do boi e trazer de volta para casa o torcedor do Garantido que estava há muito tempo afastado”, explicou ele, que também serve como exemplo de regresso - de alma rubra, Pegueite ficou oito anos longe do boi do coração, tempo em que integrou os quadros do Caprichoso.

E para atrair os antigos e novos brincantes, nada melhor que deixar a casa com um receptivo à altura. Com isso em mente, a nova diretoria vem trabalhando desde o ano passado na revitalização da Cidade Garantido, tanto que neste ano, pela primeira vez, a área externa do curral, antes ocupada por ferragens de antigas alegorias, foi usada para a gravação de tomadas do DVD.

No local, foi montado um palco onde o grupo Toada de Roda entoou, em clima de pré-show, canções antológicas do Garantido. Já o presidente do boi, Adelson Albuquerque, destacou o protagonismo da nova Comissão de Artes, responsável por fazer toda a concepção dos espetáculos (de palco ou de arena) do Garantido.

“As pessoas verão coisas nunca antes feitas em um DVD de boi. Será o registro de um momento especial para encher os olhos e marcar o momento diferente que estamos vivendo, com muita organização e competência dos artistas que executaram esse projeto”.

Roteiro

Dividido em quatro blocos musicais, “Vida” apresentou as 21 toadas selecionadas para o festival de 2015. O pontapé do espetáculo foi dado pelo apresentador Israel Paulain, logo seguido pelo astro da festa, o bumbá Garantido, assim como pelo pajé André Nascimento e pela Porta-Estandarte Daniela Tapajós.


Nascimento veio trazido por uma pequena alegoria que passou pela galera, algo incomum em apresentações do tipo. No último bloco, o recurso voltou a ser usado para a entrada da Sinhazinha Luisa Faria, trazida pelo famoso “Belezão”, que deu um banho de cheiro no curral.

A desenvoltura do amo do boi Tony Medeiros com a toada de desafio “Boi Surubim”, direcionada ao Caprichoso, também marcou o quarto bloco. Enquanto o segundo trouxe a Cunhã-Poranga Verena Ferreira e a Rainha do Folclore Isabele Nogueira, as toadas de tema indígena, como lendas e rituais, deram o tom ao terceiro ato, que ainda teve participação da cantora Márcia Siqueira. Fechando o roteiro, o Garantido celebrou os 50 anos do Festival Folclórico de Parintins, comemorado este ano, com uma seleção de toadas antológicas que fizeram história. 

Além das entradas marcantes dos itens pelo ar ou pelo chão, que deram ao espetáculo um formato mais próximo ao da arena, um palco concebido nos mínimos detalhes contribuiu para a grandiosidade da apresentação, com destaque para três telões de LED usados como elemento cenográfico. Da mesma forma, quem não conseguiu entrar no curral pôde acompanhar tudo por meio de telões instalados na área externa. Agora é esperar para conferir o resultado!

Produtos da marca

O Garantido está passando por um novo processo de registro e gestão de suas marcas, segundo Roberto Peggy, da Ben Marketing, agência chamada para prestar assessoria para a associação folclórica. A partir de agora, os produtos relacionados ao boi vão se dividir entre oficiais e licenciados.

Na primeira categoria estão a camisa e o boné criados com o tema “Vida”, que são os primeiros de uma lista de 30 produtos oficiais a serem lançados nos próximos 60 dias, incluindo a “Cachaça Perrexé”. Os itens serão vendidos em lojas de Manaus, Parintins e por um e-commerce a ser lançado.

Publicidade
Publicidade