Publicidade
Entretenimento
Vida

Coletânea ‘Folhas mortas’ reúne textos de crime e mistério

Clube do Autor apresenta nova coletânea de contos, a ser lançada neste sábado (24), às 19h, no Galvez Botequim, no bairro Parque Dez de Novembro 24/01/2015 às 12:19
Show 1
Publicação reúne 15 contos de novos autores locais
Jornal A Crítica Manaus (AM)

Crime e mistério são a temática da nova coletânea de contos do Clube do Autor, a ser lançada hoje, às 19h, no Galvez Botequim, no Parque Dez. Com organização de Lajosy Silva, “Folhas mortas” é a sexta coletânea produzida pelo projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas, que tem como objetivo revelar novos talentos da literatura no Estado.

“Folhas mortas” reúne 15 histórias de crime e mistério. De acordo com Lajosy, desenvolver contos nessas vertentes acabou se revelando um desafio maior para os autores, em comparação com outros temas literários. “Descobrimos que esse subgênero exige coesão e coerência maiores, em relação a texto, verossimilhança e encadeamento dos elementos, de forma a expor como acontece o crime, tenha solução ou não. A criatividade exigida é maior”, destaca o organizador.

Como preparação para explorar a temática, os autores fizeram leituras e análises da obra de escritores representativos. “Buscamos os autores mais conhecidos, alguns dos quais podem ser considerados os criadores desse subgênero. Entre eles, Edgar Allan Poe, Agatha Christie, Sir Arthur Conan Doyle e até H.P. Lovecraft”, explica Lajosy, também coordenador do projeto.

Incentivo

O Clube do Autor foi criado por Lajosy Silva em 2010, e desde lá o projeto já deu origem a várias coletâneas – entre elas “Amores”, “Folhas eróticas” e “Folhas fantásticas”. Além de alunos e professores da Ufam, o projeto é aberto à participação da comunidade em geral. “Não conheço outro projeto como esse, que incentive os novos autores e produza coletâneas. É uma chance para tirar da gaveta uma história que você tem e colocar para publicação”, destaca.

“Folhas mortas” estará à venda em quantidade limitada de exemplares. Na ocasião, também estará à venda “Campos tristes”, coletânea de Lajosy reunindo contos ambientados no interior de Minas Gerais, sua terra natal. Os exemplares de cada obra custarão R$ 20.

Serviço

O que é Lançamento da coletânea “Folhas mortas” – Projeto Clube do Autor

Onde Galvez Botequim, rua Altair Severiano Nunes, nº 8, Parque Dez

Quando Hoje, às 19h

Quanto Aberto ao público

Publicidade
Publicidade