Publicidade
Entretenimento
DANÇA

Coletivo Mona promove feijoada para ajudar espetáculo o 'Recolon' chegar na Espanha

A organização do festival custeará os gatos com estadia, alimentação e auxílio de 1200 euros para compra da passagem, que é superior a esse valor. Por isso, o Coletivo Mona fará uma série de ações para arrecadar verba e suprir o custo da viagem 16/05/2017 às 19:12 - Atualizado em 19/05/2017 às 12:21
Show bv0517 1f
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

O espetáculo de dança Recolon, do dançarino Leonardo Scantbelruy, foi selecionado para o festival Emergentes - Encuentro Internacional de Jóvenes Creadores en las Artes, que vai acontecer nos dias 27 a 30 de Junho, em Mairena del Alcor, Sevilha - Espanha. A organização do festival custeará os gatos com estaria, alimentação e auxílio de 1200 euros para compra da passagem, que é superior a esse valor. Por isso, o Coletivo Mona fará uma série de ações para arrecadar verba e suprir o custo da viagem.

A primeira ação será a "Feijoada Recolon na Espanha", que irá acontecer no próximo sábado, dia 20 de Maio, na Av. Leonardo Malcher, 342, Centro, com o apoio cultural do Bar Caldeira. O valor da feijoada é R$10,00 por pessoa, que pode ser adquirido através do contato: (92) 9 8111 1948.

Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Viana 2014, o espetáculo foi apresentado em Manaus, além de duas apresentações em Porto Velho e duas em Florianópolis. “Agora, o espetáculo se encontra em fase independente e foi aí que surgiu a oportunidade de participar do festival na Espanha, sendo o único no Brasil a ser selecionado”, diz Leonardo Scantbelruy. Recolon foi escolhida dentre mais de 340 propostas, garante o artista.

Sobre o espetáculo

Contando com elementos próximos à realidade do seu intérprete, Recolon tem como tema os abusos cometidos nas instalações do complexo de usinas hidrelétricas no Rio Madeira, e como isso interferiu negativamente na vida de milhares de ribeirinhos, além do impacto ambiental causado pelas obras. O trabalho se posiciona de maneira contrária a essas instalações ressaltando a desfiguração que pessoas e diversas espécies de animais sofreram.

Rondoniense que mora em Manaus há mais de 2 anos, Scantbelruy teve como interlocutoras as coreógrafas Gilca Lobo, de Rondônia, e Elisa Schmidt, de Santa Catarina. “Fiquei muito satisfeito com as apresentações, e muito grato a todos os envolvidos. Destacaria o engajamento do público portovelhense em levar adiante essa temática, que muito lhes pertence e que ainda é muito atual. Ainda se colhem e estipulam os danos causados por aquelas construções. Nesse momento, por exemplo, os movimentos sociais lutam contra a expansão das usinas em seis turbinas. Esses assuntos eram trazidos pelo público que, provocados pelo espetáculo, debatiam após cada apresentação”, explica o dançarino.

Agenda lotada

Recolon também está na programação de alguns eventos que ocorrerão ainda esse ano. Veja:

  • 09 de Junho / 8a. ed. do Festival Breves Cenas de Teatro / Manaus (Teatro Amazonas).
  • 27 a 30 de Julho / Emergentes - 6th International Meeting of Young Artists of Performing Arts / Mairena del Alcor, Sevilha, Espanha.
  • 31 de Agosto / Mostra Direitos Humanos LGBT / Parintins (AM)
  • 05 de Setembro / Mostra Direitos Humanos LGBT / Manaus (Les Artistes Café Teatro)

Serviço

O quê: "Feijoada Recolon na Espanha"
Quando: dia 20 de Maio, das 11h às 15h
Onde: Av. Leonardo Malcher, 342, Centro de Manaus
Valor: R$10
Informações: (92) 9 8111-1948

Publicidade
Publicidade