Domingo, 19 de Maio de 2019
MÚSICA

Com agenda lotada, grupo 'A Toada' leva bumbás ao estilo barzinho, em Manaus

De acordo com Rafael Lacerda, vocalista e músico do grupo, A Toada surgiu em 2014 fazendo o resgate de toadas antigas em barzinhos



26/03/2019 às 15:59

A poucos meses do 54º Festival Folclórico de Parintins, a temporada bovina já está oficialmente aberta na região amazônica. Na capital amazonense, a agenda de festas e shows em homenagem aos bumbás parintinenses começa a ganhar várias datas.

Em Manaus, o grupo amazonense A Toada é um dos responsáveis por levar a cultura "bovina" aos bares e casas de shows da cidade. De acordo com Rafael Lacerda, vocalista e músico do grupo, A Toada surgiu em 2014 fazendo o resgate de toadas antigas em barzinhos.

"Reuni alguns amigos para fazer um boi bumbá diferente, com pegada de barzinho, mais calmo, tranquilo. O grupo começou a crescer e em 2017, gravamos nosso primeiro DVD, que está em fase de edição", conta o músico.

Ainda em 2017, o grupo foi eleito pelo público para integrar o Boi Manaus daquele ano em votação online. "Fomos muito bem elogiados, conseguimos quase dois mil votos acima do segundo colocado, com quase cinco mil votos", completa Rafael.

"Atualmente, tocamos no restaurante Palhoça, a cada quinze dias, sempre resgatando as toadas que fizeram sucesso dos anos 90, buscando esse público adormecido que lotava todas as festas de boi", completa.

A banda é formada por, além de Rafael (voz, efeitos e Cajon), Marcelo Dourado (voz), Julio Cesar Jr. (voz), Pituca (atabaque, surdo e voz), Severino Souza (violão) e Kigerly Souza (charango).

Gravação de DVD

O DVD que o grupo A Toada gravou em 2017 deve sair ainda este ano, segundo o músico Rafael Lacerda. O registro audiovisual conta com a participação de diversos artistas como Arlindo Jr., Kingler Araújo, Márcia Siqueira, Zezinho Correa e Israel Paulain. A previsão de lançamento do DVD é dia 14 de junho de 2019.

Beleza de bumbá 

Neste ano, o Dela Studio de Beleza estará presente no Kwati Club, badalado evento que ocorre em Parintins e inicia nas vésperas do festival folclórico. A meta é produzir as brincantes com makes que são a cara dos eventos bovinos. Além da festa em Parintins, o estúdio está aceitando agendamentos na capital amazonense. Mais informações: 98241-3141 (agendamentos em Manaus) e 98463-2233 (agendamentos em Parintins).

Proximos eventos: 

30 de março (Feijoada no Palhoça)

03 de abril (Lançamento do Kwati club no Caritó)

05 de abril (A Toada no Palhoça)

17 de abril (Lançamento do Kwati club no Caritó - Segundo evento)

20 de abril (A Toada no Palhoça)

03 de maio (A Toada no Palhoça)

26 de maio (1a feijoada dos amigos do Grupo A TOADA). Será no Versalles eventos.

07 de junho (Encontro Das Tribos)

14 de junho (Lançamento do DVD do Grupo A TOADA)

28, 29 e 30 de junho no Kwati club em Parintins


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.