Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Novo single

Com críticas ao governo pelo descaso com a pandemia, Gabriel O Pensador lança nova música 'Patriota Comunista'

O videoclipe foi gravado em um cemitério em Uberlândia (MG), e cantor afirma que sofreu tentativa prévia de censura



21/07/2021 às 20:07

O novo single de Gabriel O Pensador, lançado nesta quarta-feira (21), já está disponível nas plataformas digitais. Gravado em um cemitério de Uberlândia, Minas Gerais, o clipe da música ‘Patriota Comunista’ teve cenas cortadas e outras borradas após polêmica com relação ao local escolhido para a gravação. O cantor, porém, afirma que sofreu ‘tentativa prévia de censura’.

O clipe traz críticas ao descaso do governo brasileiro com a pandemia de Covid-19, e retrata as pessoas que perderam a vida diante da atual situação do sistema de saúde no país. O trabalho foi gravado no dia 5 de julho, no Cemitério Parque dos Buritis, em Uberlândia. Dez dias depois, uma moradora usou as redes sociais para criticar a gravação, alegando desrespeito aos entes queridos.

“Nós estamos diante de uma realidade absurda no mundo, mas acho que mais ainda no nosso país, justamente, por ter sido o único a recusar vacinas e ter uma postura negacionista, e pessoas que se foram poderiam estar aqui se não tivesse sido assim”, disse o rapper em coletiva de imprensa na tarde desta quarta, ao destacar que, na verdade, o clipe fala do respeito à vida e da não banalização da morte.

Em ‘Patriota Comunista’, o rapper brasileiro também fala sobre discriminação racial e desigualdade social, e critica os episódios que levaram ao assassinato de inocentes nas favelas durante operações policiais. Gabriel tece crítica aos discursos que tentam silenciar essas injustiças, tanto por parte de autoridades como da sociedade em geral.

“A gente vê as pessoas tão bloqueadas com as suas crenças fervorosas e comprando discursos prontos dos políticos, que as pessoas não conseguem enxergar o óbvio. Então, nessa letra é como se eu pudesse desabafar uma angústia que eu sinto que não é com os políticos, mas com a gente mesmo, uma decepção profunda que eu tenho sentido com a nossa sociedade”, detalhou o músico.

‘Patriota Comunista’ tem produção do beatmaker Dree e do irmão de Gabriel, Thiago Mocotó. O trap traz ainda uma citação de Fita Amarela de Noel Rosa, nos vocais de Udi Fagundes. Com direção de Fabio Masson e Victor Barão, o videoclipe, inteiramente gravado em um cemitério, mostra políticos brindando sobre as lápides com leques de dinheiro nas mãos.

Para assistir o videoclipe da música acesse o link. Também é possível ouvir a música nas principais plataformas de streaming como Spotify e Deezer.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.