Publicidade
Entretenimento
Audiovisual

Com diretor amazonense, série sobre amor e traição na Fordlândia será lançada em junho

O ator Arnaldo Barreto escreveu e dirige o projeto "Entre Nós", filmada no Museu do Seringal e na famosa cidade-fantasma do Pará 21/05/2018 às 12:02 - Atualizado em 21/05/2018 às 12:16
Show b0720 1f
Projeto conta com a participação da atriz global Fernanda Marques (Fotos: Divulgação)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Amália (Izabel Veja e Fernanda Marques) vive na Amazônia entre 1922 e 1945, nas margens do Rio Tapajós, no estado do Pará. No dia da sua festa de casamento, a jovem comete uma traição e provoca a tragédia que envolve ela e os irmãos Ferreira: o noivo Renato (Lino Camilo) e o irmão caçula Ricardo (Denis Carvalho). A trama, que foi filmada em Manaus e no Pará, faz parte do enredo da série “Entre Nós”, dirigida e escrita pelo ator Arnaldo Barreto, com estreia prevista para o fim de junho. 

As locações da obra são o Museu do Seringal (em Manaus) e a cidade de Fordlândia (no Pará), bem como as florestas e rios das duas regiões. “Nunca tinha ouvido falar em Fordlândia. Fui para a Internet e pesquisei o lugar. Fiquei fascinado pela história da cidade construída nas margens do Rio Tapajós pelo empresário norte-americano Henry Ford, através de sua empresa Companhia Ford Industrial do Brasil em 1927 a 1945, quando se transformou na cidade fantasma. Pensei que seria uma oportunidade única, preciso fazer um registro desse lugar. Daí nasceu a ideia do roteiro”, comenta Arnaldo.

Planejamento

As primeiras imagens a serem gravadas foram executadas no mês de julho de 2017, e em Manaus, as gravações finalizaram em março de 2018. “Agora estamos finalizando a edição e o lançamento para o final de junho. O trabalho tem a finalidade de abrir novos caminhos e discussões sobre dramaturgia e a produção local de minisséries, séries e novelas de produção regional. Alguém tem que dar o primeiro passo”, destaca Barreto.  

Nos figurinos, a equipe conta com o apoio do ator Douglas Rodrigues, que cedeu seu próprio acervo; enquanto os demais foram confeccionados por Arnaldo e Dione Maciel. “A sonoplastia tem alguns trechos de músicas compostas por artistas manauaras e o tema principal é tocado em piano, pela protagonista da série Izabel Veja, que também é cantora e pianista”, comenta ele. 

Outro ponto a ser abordado na série é a doutrina espiritual e a relação de Amália com a empregada Jandira (Dione Maciel), a qual Amália rejeitou a vida inteira por ser filha de uma empregada negra. “Amália, agora muito frágil por conta da doença, começa a delirar e ter visões que trazem todo o passado de volta, que é o grande mistério da minissérie e que eu não posso falar se não perde a graça (risos). ‘Entre Nós’ não é uma história dividida em fases. Os tempos vão e vem, o passado vai e volta”, assegura o diretor.

Divisão

As equipes de filmagem foram subdivididas entre as duas cidades. Em Manaus, a equipe contou com cinco profissionais nas imagens e fotografia da série: Bruno Pereira, Rômulo Souza e Davi Penart, além dos atores amazonenses Izabel Vega, Dione Maciel, Denis Carvalho, Elvis Guedes, Bitta Catão e Antonio Espírito Santo, que estão no elenco. 

Já na locação de Fordlândia, no Pará, as imagens são dos cinegrafistas Munir Saliby e Gean Gabriel, de São Paulo, e conta com a participação especial dos atores paulistanos Lino Camilo e Fernanda Marques.  “Fernanda esteve num dos episódios de ‘A Fórmula’ e na supersérie ‘Onde Nascem Os Fortes’, da Rede Globo. O roteiro surgiu durante uma ida à Fordlândia no estado do Pará, para gravar um longa-metragem com uma equipe de fora”, pontua ele. 

O filme tem apoio da Secretaria de Cultura do Amazonas, e da Amazonas Film Commission, que cedeu o Museu do Seringal e equipamentos de luz. Este trabalho faz parte de estreia de outros projetos que estão sendo finalizados, como o longa-metragem “A Noiva de Itamaracá”.  A série “Entre Nós” possui dois formatos: o de minissérie (30 min) e em curta-metragem (15 min), para facilitar a inscrição do projeto em festivais de cinema.
 

Publicidade
Publicidade