Quinta-feira, 27 de Junho de 2019
"NÓS, O POVO"

Com o 'boi do povão' descendo do céu, bumbá Garantido lança álbum

Festa na capital amazonense aconteceu no último sábado (18) no Sambódromo e mostrou espetáculo que exaltou os mais diversos povos do Brasil



galeria_1_912A1F0D-CC2E-4554-90D2-22FA07EB8291.jpg (Fotos: Euzivaldo Queiroz)
19/05/2019 às 12:16

Mesmo com chuva, o Sambódromo avermelhou neste sábado (18) com a festa de lançamento do CD "Nós, O Povo" na capital amazonense. A festa arrastou cerca de 6 mil brincantes para o espaço e apresentou ao público uma prévia do planejamento de arena do touro encarnado para o Festival Folclórico de Parintins. O boi Garantido mostrou, no Centro de Convenções, um espetáculo inspirado nos mais diversos povos que compõem a nação brasileira.

Energia independe de qual boi-bumbá você torce. A afirmação foi feita pelo cantor Rodrigo Baroque, 28. Torcedor declarado do touro negro, ele aproveitou para conferir a festa de lançamento do CD. "Eu sou Caprichoso, mas estou aqui observando. O que importa é a festa, energia independe de rivalidade. A energia do povo é incrível, a galera do Garantido é incrivel, bato palma para eles", coloca Baroque, que espera um grande espetáculo dos bois na arena de Parintins. "Imagino um duelo maravilhoso de luzes, cores e fantasia", ponderou ele.

Momentos antes do boi da Baixa do São José subir ao palco e animar os torcedores, uma miniatura dele fez muito sucesso entre o público concentrado na plateia. Era o boizinho da recepcionista Viviane Oliveira, 31, que ganhou o mimo no dia do seu aniversário. O boi tem acompanhado a moça em algumas festas do bumbá, e a jovem acredita que ele energizará o time vermelho rumo a uma boa batalha no festival deste ano.

"Esse boizinho fez o maior sucesso no ensaio do Garantido que teve no CSU. Foi um presentão e não sabia que ia ganhá-lo. É a primeira vez que estou trazendo ele no curral. Acho que ele vai energizar essa vitória, porque o Garantido é um boi de paixão, de coração, que amo muito. Não vou pra Parintins esse ano, mas espero que dê tudo certo e que vença o melhor", afirmou ela.

Apresentação

A batucada vermelha e branca subiu ao palco enquanto os mestres de cerimônia liam o nome de cada compositor do boi Garantido. Os bailarinos do Comando Garantido lançaram as mãos ao alto para reverenciar a chegada do apresentador oficial do boi, Israel Paulain. A apresentação iniciou ao som da toada "Eu nasci Pra ser Vermelho", tema do disco de 2018.

Enquanto os torcedores erguiam balões nas cores vermelha e branca, uma cascata de fogos de artifício jorrava no portão de entrada do Sambódromo. Um pouco mais acima, um guindaste trazia o boi Garantido hasteado, numa estrutura em forma de coração.

Ao pousar no solo, o touro branco foi escoltado até o palco pelo grupo de torcedores encarnados ao som da toada "Perrechés do Brasil", onde foi ao encontro de Israel Paulain. Logo após, foi anunciada a chegada do levantador de toadas Sebastião Júnior, que chegou cantando a toada "Nós, o Povo".

A exaltação ao público continuou com a toada "Meu nome é povão", que foi cantada logo em seguida. Os brincantes do bumbá lotaram o palco para receber a toada "Garantido Imortal", em uma completa declaração de amor ao touro branco. 

Um boizinho pequeno foi levado ao palco para simbolizar o crescimento do Garantido durante a toada "Décima Quarta Evolução". O amo do boi, Gaspar Medeiros, fez seus versos enquanto a Rainha do Folclore Brenda Beltrão, veio erguida pela plateia sentada em uma cadeira repleta de símbolos que representavam as diversas manifestações folclóricas do País. Ela então evoluiu sob o som de sua toada, "Realeza Popular".

As tribos indígenas fizeram sua apresentação com a toada "Wadye", numa espécie de prenúncio para a entrada do pajé, Adriano Paketá. Hasteado em um guindaste, os ritos de cura do item vieram introduzidos pela toada "Triunfo de Luz".

Em seguida, a Sinhazinha da Fazenda, Djidja Cardoso, chegou rodopiando no palco trazida pela toada "Viva São João". O palco ficou bastante colorido com as longas saias das bailarinas de carimbó no momento da toada "Erveiras da Amazônia", composta para homenagear as mulheres que preparam os famosos banhos atrativos de cheiro em Belém do Pará.

A execução da toada “Sete Espíritos”, que exalta a lenda do curupira, trouxe um dançarino interpretando o próprio guardião das matas. Logo após, a toada “Peles Vermelhas do Brasil prenunciou a chegada da Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira, que surgiu em uma estrutura de ferro, adornada em penas e tochas de fogo ao redor, atravessando a plateia até chegar ao palco.

A evolução da índia mais bela da tribo ocorreu ao som da toada "Flechas Serpentes". O último item a entrar no palco, a Porta-Estandarte Edilene Tavares, também surgiu dos fundos do Sambódromo, erguida numa estrutura que simulava as folhas da floresta. O item desenvolveu sua performance sob o som da toada "Caboclitude".

Bastidores

Posando para fotos nos camarotes, a Rainha do Folclore do Garantido, Brenda Beltrão, declarou que os preparativos para a grande festa de junho estão a mil. "Estamos nos preparando na academia, com ensaios intensivos para ajudar nosso boi a ser campeão", pontuou ela. Em 2018, ano de sua estreia na arena, Brenda se consagrou campeã em seu item. Embora esteja confiante, ela sabe que a dinâmica de cada festival é diferente.

"Nesse tempo que estou no boi, prezo por buscar algo sempre melhor. A noite de hoje foi uma prévia do que será o festival, o Garantido mostrou ao que veio, que está preparado", pondera ela, que aproveitou para exaltar o novo álbum do bumbá. "O CD do Garantido é completo, onde você gosta de ouvir todas as toadas. Estou muito feliz com a minha toada especificamente, porque ela representa muito bem o meu item", celebrou ela.

O novo pajé do boi Garantido, Adriano Paketá, vem aprimorando o seu trabalho coreográfico a cada apresentação e se mostra sempre apto a ouvir opiniões sobre o seu desempenho. "As opiniões sempre são bem vindas para melhorar o trabalho a cada espetáculo, onde procuramos agregar novos elementos", alegou ele.

Para Adriano, que era dançarino do grupo Garantido Show, é uma emoção muito grande assumir o item oficial neste ano. "O carinho da galera vai ter muita importância na hora de representar essa nação, que sonhou por mim também. Muitas pessoas chegaram comigo e disseram que tinham o sonho de me ver item, e isso nos motiva", declarou ele, deixando bem claro que a responsabilidade agora está com ele, que vai fazer jus ao posto conquistado.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Subeditora de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.