Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
MÚSICA

Com repertório de sucessos e inéditas, Felicidade Suzy faz três shows em Manaus

A cantora e compositora amazonense é a atração de hoje no projeto Tacacá na Bossa, no Largo São Sebastião



1119534.jpg foto: Federica Di Benedetto/Reprodução
10/08/2016 às 15:35

A cantora Felicidade Suzy está em Manaus para cumprir uma agenda de shows e, de quebra, matar a saudade da terra natal, da família e dos amigos. Ela é a atração de hoje no projeto Tacacá na Bossa, no Largo São Sebastião, e na sexta-feira participa do show “Encontros & Cantos”, ao lado de Karine Aguiar, Zeca Torres e David Assayag. No sábado, Felicidade canta no Bodega da Vila.

Para essa apresentação desta quarta-feira, que começa às 19h, a intérprete conta que preparou um repertório de sambas clássicos e algumas composições próprias. “Adoro cantar no Largo. Vamos fazer um show bem diferente das outras vezes, será uma seleção de sucessos do samba e algumas músicas inéditas minhas”, comenta a cantora, que acumula cerca de 30 composições em parceria com o marido, José Roberto.



“O repertório autoral é um projeto antigo e um trabalho que eu vinha fazendo quando morava fora. Ao mesmo tempo, comecei a me dedicar à pintura, à escultura, sem nunca ter abandonado a música”, completa.

Na sexta, Felicidade divide o palco com colegas de longa data, além de Karine Aguiar, que ela acaba de conhecer: “Sou fã dos três: ganhei um festival com o Torrinho e já tinha cantado com o David quando ele era do Garantido; a Karine também é promissora, tem um grande talento”.

De volta

Segundo Felicidade Suzy, o show no Teatro Manauara estava combinado desde novembro de 2015, quando ela ainda morava em Lisboa. Casada com um diplomata, a cantora agora comemora a mudança para Florianópolis depois de mais de uma década fora do Brasil, período em que morou em quatro países: Honduras, Itália, Guatemala e Portugal.

“Estou felicíssima de voltar a morar no Brasil e matar a saudade da minha terra. Eu sempre vinha nas férias, mas os últimos anos foram os mais longos, estava há dois anos e meio sem vir aqui”, conta ela, que diz nunca ter perdido a ligação com a cultura amazonense.

“Manaus sempre foi meu porto seguro, tudo que sou eu comecei aqui, com grandes músicos. Fora a família. Mas a ligação mais forte com a cidade é por meio da música, sempre estive ligada e participando de projetos locais, então fico muito feliz de ter mantido isso mesmo morando tanto tempo fora”.

‘A maravilhosa’

Felicidade Suzy nasceu em Manaus e radicou-se muito jovem no Rio de Janeiro. Com menos de 20 anos, foi introduzida na Música Popular Brasileira (MPB) por Baden Powell, um dos “pais” da Bossa Nova e um dos maiores violonistas e compositores que o Brasil já teve. A amazonense foi das poucas cantoras a acompanhar o exigente Baden que, como aponta sua biografia “Violão vadio”, a considerava “a maravilhosa”.

Em 1993, Felicidade Suzy ganhou projeção na mídia ao vencer um concurso nacional para revelação de novas cantoras, levado ao ar ao longo de meses pelo “Domingão do Faustão”, da TV Globo.

Duas canções gravadas por Felicidade tornaram-se temas de novelas da emissora: “Maluco beleza”, da novela “A Indomada”, e “Onde o céu azul é mais azul”, da novela “Pátria minha”, e muitas outras participações. Em seu primeiro disco, a cantora não esqueceu os compositores do Amazonas, tendo gravado canções de Torrinho (“Um dia de festa”) e Chico da Silva (“Divina mania” e “Um brinde ao amor”).

Serviço

o quê: Tacacá na Bossa recebe Felicidade Suzy

onde: Largo São Sebastião, Centro

quando: Hoje, às 19h


o quê: Show “Encontros & Cantos”, com Karine Aguiar, Felicidade Suzy, Zeca Torres e David Assayag

quando:Sexta-feira, dia 12, às 21h

onde: Teatro Manauara, Manauara Shopping

quanto: R$ 40 (plateia/meia)
 

o quê: Show no Bodega da Vila

onde: Rua Vila Amazonas, nº 10, Nossa Senhora das Graças

quando: Sábado, dia 13, às 20h

quanto: R$ 160 a mesa

infos: 98119-9731


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.