Publicidade
Entretenimento
Gourmet

Combinação perfeita: chef ensina a preparar sobremesa feita com tapioca e morango

Amazonense fez especializações em diversos países da Europa e, hoje, dá aulas de gastronomia em Manaus 01/10/2016 às 17:37
Show gourmet portal
Doce é simples e une o sabor regional da tapioca ao azedinho dos exóticos morangos. Foto: Divulgação
Natália Caplan Manaus (AM)

Se tem um ingrediente que não pode faltar em qualquer receita é “amor”. Quando se trata de doces, então, o cuidado em cada detalhe faz toda a diferença para adoçar o paladar de quem saboreia o prato. E essa paixão é visível na dedicação da chef chocolatier e patissier Dilcy Duarte. Já são mais de dez anos dedicados à culinária, com direito aos grandes nomes da área como mentores, em cursos na Europa.

“Minha graduação em gastronomia foi incentivada por depoentes que dizem que meus bolos e doces eram (na época) diferenciados. Me esforcei muito para alcançar o pouco que sei. E o trabalho não para. Ir para fora do País foi uma grande conquista, movida por muito esforço e risco calculado. E hoje, olhando pra trás, lembrando as ‘topadas’ pelo caminho, penso que valeu cada minuto”, afirma.

Graduada em Gastronomia pelo Ciesa, a amazonense atuava na área de Publicidade e Propaganda e passou por Serviço Social no Polo Industrial de Manaus (PIM). Para ela, foi uma surpresa conquistar tanto espaço entre os melhores confeiteiros do Brasil e ter contato com as mais diversas referências gastronômicas do mundo. Entre os países por onde passou, estão França, Bélgica, Inglaterra, Áustria e Espanha.

“Fazendo um curso com o chef Alexandre Bispo, da Harald, descobri que era aquilo que eu queria: dar aulas e fazer confeitaria. Meu marido me apoiou e logo eu estava trabalhando dentro da fábrica da Harald e ensinando pessoas aqui, em Manaus, a utilizarem os produtos da marca, senti a necessidade de fazer faculdade e me formei na segunda turma de gastronomia”, lembra saudosa.

Dedicação em 'casa'

Após deixar a “Harald Chocolates e Coberturas”, em São Paulo, Dilcy trabalhou na Confeitos Mavalério e para a Fábrica BWB embalagens. Também ministrou aula na Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan), considerado o maior evento de negócios focado nesse setor na América Latina. Após um período na Europa, voltou à terra natal para fomentar a área.

Hoje, a chef dá aulas na Casa dos Panificadores — avenida Constantinto Nery, São Geraldo, Zona Centro-Sul — e incentiva quem ainda não teve coragem de se lançar em busca da realização profissional. Mas, apesar de guardar segredo sobre os planos para 2017, a amazonense compartilhou uma receita que combina harmonicamente o sabor regional da tapioca com o exótico morango.

“Até hoje me surpreendo e agradeço a Deus pela minha ascensão. Medo é uma proteção natural. Entretanto, recomendo entusiasmo continuado e muita persistência. E mesmo que apareçam pessoas que pensam o contrário, nunca permita que lhe convença que você não vai conseguir”, enfatiza. “Não posso adiantar, mas vem muitas novidades por aí”, conclui.

Receita: Verrine de Tapioca Com Morangos

Doce de Tapioca

200g de flocos de tapioca (a mesma que comemos com açaí)

1000 ml de leite integral

100g de coco ralado seco

395g de leite condensado

1 lata de creme de leite (395g)

Modo de preparo: Ferver o leite, apagar  o fogo e misturar os flocos deixar até dobrar de volume, acrescente o leite condensado, o coco ralado, sem para de mexer, quando estiver morno acrescentar o creme de leite, colocar nos copos e leve para gelar.

Geléia

400g de morangos

50g de açúcar

Suco de meio limão

Modo de preparo: levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo de vez em quando, deixar ferver bem, apagar o fogo. Assim que esfriar, colocar sobre o doce de tapioca e decorar com pedaços de morango ou a gosto.

Publicidade
Publicidade